Região de Coimbra vai receber 2,5 milhões de euros até 2023 para a educação

4 de Novembro 2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai receber 2,5 milhões de euros até 2023 para a educação e combate ao insucesso escolar, no âmbito de uma candidatura cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

“A educação é uma das prioridades da CIM Região de Coimbra, com o objetivo de reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e estabelecer condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem, formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação”, refere um comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Segundo a nota, a Região de Coimbra tem, atualmente, uma taxa de abandono escolar precoce inferior à média nacional, verificando-se que, no conjunto dos alunos que frequentam a rede escolar da CIM, “evidencia melhorias ao longo dos anos e em todos os níveis de escolaridade, sendo que a taxa de retenção e desistência dos alunos têm vindo a descer cada vez mais”.

De acordo com a CIM, alguns dos motivos que levaram a essa diminuição “prendem-se com as ações realizadas no âmbito do projeto Realiza.te, que, numa estratégia holística, à escala local e regional, procurou envolver alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente, alcançando mais de 40 mil alunos, reforçando as equipas de intervenção multinível no território com mais de 70 profissionais especializados”.

No âmbito deste projeto, será efetuada até meados de 2023 uma aposta da rede intermunicipal da educação com intervenção nas seguintes áreas: manutenção das equipas multidisciplinares de apoio às escolas, promoção da educação parental, e programa Imagine.Create.Succeed – o futuro é teu, “com enfoque nos objetivos de desenvolvimento sustentável e no apoio aos alunos na construção do projeto de vida”, com ações nas escola e na comunidade.

A CIM da Região de Coimbra vai continuar a apostar na promoção das literacias, “num trabalho colaborativo com as redes e agentes já existentes no território, como é o caso da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra e a Rede de Bibliotecas Escolares”.

“Pretende-se ainda continuar com ações que visam a promoção do conhecimento científico nas escolas, bem como uma intervenção inovadora e integrada, tendo por base o conceito de Mindfulness, que desenvolve competências de autorregulação da atenção e das emoções, procurando, desta forma, apoiar a comunidade educativa na mitigação de algumas das consequências da pandemia”, refere o comunicado.

Para maior aproximação à comunidade educativa, a CIM da Região de Coimbra pretende realizar o I Bootcamp da Rede Intermunicipal de Educação para 2022, na Pampilhosa da Serra, procurando envolver os executivos municipais e as direções dos agrupamentos de escolas, “no sentido de aumentar a rede e as pontes de trabalhos entre os diversos agentes educativos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights