Mudanças no estilo de vida melhoram hipertensão resistente

5 de Novembro 2021

Os resultados de uma investigação publicada na revista “Circulation” sugerem que mudanças de estilo de vida supervisionadas, incluindo alterações na dieta, aconselhamento em grupo e um programa de exercícios de reabilitação cardíaca, fornecem resultados semelhantes aos medicamentos na redução da pressão arterial. 

Os resultados de uma investigação publicada na revista “Circulation” sugerem que mudanças de estilo de vida supervisionadas, incluindo alterações na dieta, aconselhamento em grupo e um programa de exercícios de reabilitação cardíaca, fornecem resultados semelhantes aos medicamentos na redução da pressão arterial. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,28 mil milhões de adultos em todo o mundo, com idades compreendidas entre 30 e 79 anos, têm pressão arterial elevada ou hipertensão.

Existem vários medicamentos para controlar a hipertensão. No entanto, cerca de 20% das pessoas com esta condição têm hipertensão resistente, o que significa que os medicamentos não conseguem baixar a sua pressão arterial para níveis considerados seguros.

A hipertensão resistente está relacionada com um risco aumentado de danos nos órgãos e 50%  maior risco de eventos cardiovasculares adversos, em comparação com pessoas que têm a hipertensão controlada.

Algumas evidências preliminares sugerem que dieta e atividade física podem diminuir a pressão arterial entre das pessoas com hipertensão resistente. No entanto, até o momento, faltavam estudos relevantes.

Numa investigação recente, especialistas da “Duke University School of Medicine”, em Durham, realizaram um ensaio clínico randomizado denominado “Tratamento da Hipertensão Resistente usando modificação do estilo de vida para promover a saúde” (TRIUMPH) para verificar a ligação entre mudanças no estilo de vida e a hipertensão resistente.

Concretamente, analisaram os resultados de uma dieta combinada de quatro meses e exercício físico, num ambiente de reabilitação cardíaca, em comparação com uma única sessão educacional em que era fornecida aos doentes a mesma prescrição de estilo de vida.

“Os resultados indicam que a introdução de modificações no estilo de vida em pacientes com hipertensão resistente […] podem conduzir à perda de peso com sucesso, aumento da sua atividade física e, como resultado, diminuição da pressão arterial e potencialmente redução do risco de sofrer um ataque cardíaco ou enfarte devido à pressão arterial elevada”, referiu James A. Blumenthal, autor sénior do estudo. 

Os investigadores esperam que estes resultados incentivem os decisores políticos a considerar a reabilitação cardíaca como um novo tratamento para a hipertensão resistente.

Mais informação: Effects of Lifestyle Modification on Patients With Resistant Hypertension: Results of the TRIUMPH Randomized Clinical Trial
James A. Blumenthal, Alan L. Hinderliter, Patrick J. Smith, Stephanie Mabe, Lana L. Watkins, Linda Craighead, Krista Ingle, Crystal Tyson, Pao-Hwa Lin, William E. Kraus, Lawrence Liao, Andrew Sherwood
Originally published27 Sep 2021https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.121.055329Circulation. 2021;144:1212–1226

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights