Papa Francisco vai visitar Chipre e Grécia com paragem nos campos de migrantes de Lesbos

5 de Novembro 2021

O Papa Francisco vai visitar, entre 02 e 06 de dezembro, o Chipre e a Grécia, tendo planeado ir especificamente à ilha grega de Lesbos, uma das principais portas de entrada dos migrantes na Europa, informou esta quinta-feira o Vaticano.

Naquela que será a sua terceira viagem deste ano, depois da pandemia de Covid-19 ter condicionado fortemente as deslocações do pontífice durante o ano de 2020, Francisco irá visitar primeiro o Chipre, permanecendo dois dias na cidade de Lamarca, a terceira mais importante do país.

Posteriormente, numa viagem marcada pela questão migratória, o pontífice visitará Atenas e no domingo, 05 de dezembro, estará na ilha de Lesbos, que já visitou em 16 de abril de 2016.

Na altura, o Papa estava acompanhado pelo patriarca ecuménico Bartolomeu I e pelo arcebispo ortodoxo de Atenas e de toda a Grécia, Ieronymos, e surpreendeu o mundo ao embarcar no seu avião e levar do campo de migrantes de Karatepe para Roma três famílias, num total de 12 pessoas, incluindo seis crianças.

Em meados de outubro, uma delegação do Vaticano visitou o campo de migrantes de Mavrovouni, na ilha de Lesbos, para planear a viagem do Papa, tendo o arcebispo Joseph Printezis afirmado então que Francisco pretendia “fazer uma declaração humanitária e mostrar que a Igreja e todos os povos da Europa se preocupam com os refugiados e que o peso suportado [na questão do acolhimento de migrantes] pela Grécia deve ser reconhecido por todos os países europeus”.

Estas deslocações encerrarão a lista de viagens previstas do Papa para este ano, depois de ter estado no Iraque em março e em Budapeste (Hungria) e Eslováquia em setembro.

Bento XVI foi o primeiro Papa a visitar o Chipre, em 2010, um país de maioria grega ortodoxa e com uma pequena comunidade católica que não chega a 3.000 pessoas, enquanto João Paulo II viajou para a Grécia em 2001.

No próximo ano, a primeira viagem do Papa será à região da Oceânia, referiu Francisco numa entrevista à agência de notícias argentina Telam, sem, no entanto, especificar o país que irá visitar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights