NOVA Medical School recebe exposição sobre a história e tratamento da diabetes

8 de Novembro 2021

“Interessante” e “fascinante” é como é descrita a exposição "Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina" que regressa a Lisboa na quarta-feira. Desta vez na NOVA Medical School, a exposição promete dar a conhecer aos visitantes a história do tratamento da diabetes.

Entre dia 10 e 23 de novembro a NOVA Medical School irá servir como palco para contar a história dos 100 anos da descoberta da insulina.

A inauguração da exposição acontecerá esta quarta-feira  às 11h30 e contará com a presença do Professor Doutor Jaime da Cunha Branco (Diretor da NOVA Medical School), da Professora Doutora Paula Macedo (Investigadora Principal do CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School), do Professor Doutor João Filipe Raposo (Professor de  Saúde Pública da NOVA Medical School e Diretor Clínico da APDP) e do Doutor Luís Gardete Correia (Membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Insulina e Presidente da Fundação Ernesto Roma).

Para o Professor Doutor Jaime Branco “é para a NOVA Medical School um privilégio receber a Exposição da história dos 100 anos da Descoberta da Insulina, uma vez que a diabetes é uma das doenças crónicas mais estudadas pelos nossos docentes e investigadores e para o conhecimento da qual temos contribuído. Também para os nossos alunos esta exposição se reveste de grande interesse pedagógico e por isso a acolhemos com tanto prazer.”

“Hoje, através de todo o conhecimento gerado ao longo dos anos, sabemos que a diabetes e as suas complicações não dependem apenas de um fator. A evolução tecnológica tem sido uma aliada na investigação desta condição e para chegarmos onde estamos hoje foram necessários muitos anos de estudos. É por isso que esta exposição é tão interessante quanto fascinante”, refere o Professor Doutor João Filipe Raposo.

A exibição, que pretende percorrer Portugal de norte a sul e iniciou o seu percurso em Lisboa, esteve já presente em cidades como Coimbra, Porto, Braga e Funchal.

Poderá visitar a exposição no átrio de entrada da NOVA Medical School até ao próximo dia 23 de novembro, todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 17h00.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights