Maioria dos trabalhadores temporários com baixa realização pessoal

10 de Novembro 2021

A maioria (66,2%) dos trabalhadores temporários apresenta uma baixa realização pessoal, apesar dos reduzidos níveis de exaustão emocional e despersonalização, segundo um estudo do ‘Research on Economics Management and Information Technlogies' (REMIT) esta quarta-feira divulgado.

“A avaliação dos níveis de ‘burnout’ dos trabalhadores temporários revelou uma baixa realização pessoal (65,2% dos inquiridos), apesar dos níveis de exaustão emocional (10,2%) e de despersonalização (5,2%) serem baixos”, lê-se num comunicado sobre o estudo do REMIT da Universidade Portucalense.

O estudo “Saúde mental dos trabalhadores temporários durante a covid-19” revelou que um em cada quatro destes trabalhadores inquiridos apresenta níveis de ‘engagement’ (estado mental positivo pelo trabalho realizado) elevados.

O ‘engagement’ foi medido através de três dimensões, tendo os inquiridos apresentado “baixos níveis” (34,8%) de vigor (energia e resiliência mental), dedicação (32,6%) e de absorção (25,6%).

“Portugal ocupa a 6.ª posição na lista dos países da União Europeia (UE) com maior utilização de contratos de trabalho temporários em 2020, segundo dados do Eurostat divulgados em maio deste ano”, apontou.

Para a realização deste estudo foi enviado um questionário ‘online’ para empresas de trabalho temporário.

A amostra, recolhida em março, é constituída por 2.050 trabalhadores temporários, com idades compreendidas entre 18 e 64 anos, sendo a margem de erro máximo de 2%, com um índice de confiança de 95%.

Segundo dados da plataforma Pordata, em 2020, 699.900 portugueses tinham contratos de trabalho temporário, menos 16% do que em 2019.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights