APDP alerta para a necessidade de melhor acesso aos cuidados de saúde

11 de Novembro 2021

Numa altura em que se aproxima o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alerta para a necessidade de melhor acesso aos cuidados de saúde. A associação lembra que em Portugal são registados cerca de 60 mil casos de diabetes por ano.

Atendendo aos entraves colocados pela pandemia, a APDP considera essencial que haja um maior investimento em políticas de proximidade. O presidente da associação defende que “a proximidade deverá ser sempre um aspeto a privilegiar quando se trata de doenças crónicas, pelo que investir na relação humana entre profissional de saúde e pessoa com doença é fundamental. As autarquias e os cuidados de saúde, funcionando em articulação, são a solução para melhorar os resultados no combate a esta pandemia”.

Em comunicado a associação alerta que durante o último ano estiveram suspensas as atividades de rastreio ao pé diabético e à retinopatia e houve atrasos significativos na resposta de reabilitação e cuidados continuados, bem como no apoio à educação e autogestão da doença. “Estes aspetos, bem como os associados à gestão do peso, da glicemia e do stress associado à diabetes, podem e devem ser agora corrigidos e melhorados”, lê-se.

João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, reforça que “uma estratégia de organização dos cuidados de saúde baseada na integração dos serviços na ótica da resposta às necessidades das pessoas com diabetes, é um passo fundamental para alterarmos o panorama da diabetes em Portugal.”

“A visão dos cuidados centrados na pessoa passa obrigatoriamente pela implementação de um novo modelo de cuidados adaptado à diabetes e às outras doenças crónicas, incluindo a articulação com outras estruturas da comunidade, nomeadamente as associações de doentes”, conclui.

Por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, a APDP lembra ainda que nos últimos 20 anos, a prevalência da diabetes aumentou quase 3 vezes e, em média, são registados cerca de 60 mil novos casos de diabetes por ano em Portugal. O envelhecimento populacional refletiu-se num crescimento de 16,3% da prevalência de Diabetes, nos últimos 10 anos, havendo hoje mais de um milhão de pessoas com diabetes no nosso país.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights