Demências e doenças do cérebro discutidas em conferência online

11 de Novembro 2021

“Juntos por uma Vida Melhor” é o nome da conferência que se irá realizar nos dias 16 e 17 de novembro e que pretende debater questões não só relacionadas com as demências mas também com outras doenças do cérebro e com os cuidadores informais. A iniciativa promovida pela Alzheimer Portugal alerta para a importância da prevenção e diagnóstico, defendendo uma aposta na investigação e realização de ensaios clínicos.

O encontro online irá juntar especialistas de várias áreas para discutir temas como a prevenção, o diagnóstico atempado, a importância dos ensaios clínicos, os desafios trazidos pela Covid-19, o combate ao estigma e os direitos dos cuidadores informais.

Na conferência será também discutida a constante tendência de aumento da prevalência das Demências em Portugal, que tem vindo a ressaltar a necessidade de intervenção junto de Pessoas com Demência e seus Cuidadores, não só ao nível da implementação dos Planos Regionais para as Demências, mas também ao nível da proteção legal que existe para os Cuidadores e para a própria Pessoa.

Por último, será também debatida a perspetiva das Associações de Doentes sobre os direitos das Pessoas com Doença em Portugal, bem como o ponto de situação do Estatuto do Cuidador Informal e a importância do consentimento da Pessoa Cuidada.

A inscrição para o evento pode ser feita no site da Alzheimer Portugal e tem um custo de 30€ para o público em geral ou 25€ para os Associados da Associação.

Este Encontro conta com o apoio das farmacêuticas Biogen e Roche.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights