Açores com 16 novos casos e 186 infeções ativas

12 de Novembro 2021

Os Açores registam hoje 16 novos casos de covid-19 e um total de 186 casos positivos ativos, estando internados quatro doentes, revelou a Autoridade Regional de Saúde.

No boletim diário referente às últimas 24 horas, aquela entidade esclarece que, dos 16 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 diagnosticados, 14 dizem respeito à ilha de São Miguel, um à Terceira e outro ao Pico.

“O arquipélago regista presentemente 186 casos positivos ativos, sendo 163 em São Miguel, 11 na Terceira, cinco em São Jorge, quatro em Santa Maria, dois no Faial e um no Pico”, acrescenta.

Os dados relativos a novas infeções resultam de 650 testes e permitiram identificar que, em São Miguel, há oito casos no concelho de Ponta Delgada, cinco no da Ribeira Grande e um no da Lagoa.

“Na Terceira foi diagnosticado um novo caso, no concelho de Angra do Heroísmo, e no Pico o novo caso foi registado no concelho da Madalena”, acrescenta a Autoridade.

Hoje, “há quatro doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, sendo que nenhum se encontra em Unidade de Cuidados Intensivos”.

Nas últimas 24 horas foram registadas 12 recuperações.

Até segunda-feira, foram vacinadas nos Açores 174.77 pessoas com a primeira dose (73,9%) e 195.283 com a vacinação completa (82,5%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Até esta data, 4.760 utentes receberam o reforço da vacina (3ª dose).

No boletim divulgado na quinta-feira, a Autoridade referia que, até 05 de novembro, tinham vacinação completa contra a covid-19 nos Açores 197.297 pessoas, o equivalente a 83,4% da população do arquipélago.

Hoje, aquela entidade esclarece que “a diminuição verificada agora no total de utentes com a vacinação completa se deve ao facto de, a este total, ter sido adicionado, por erro de parametrização informática, nos últimos dias, o total de utentes que receberam o reforço da vacina (3.ª dose)”.

“A partir de hoje é efetuada a necessária correção e estabelecida a devida diferenciação”, justifica.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 provocou pelo menos 5.071.273 mortes em todo o mundo, entre mais de 251,37 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.231 pessoas e foram contabilizados 1.102.438 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights