Biópsia da próstata por via transperineal é mais segura e precisa na detenção do cancro

15 de Novembro 2021

A biópsia da próstata por via transperineal sob anestesia local é uma nova técnica que está a ser desenvolvida pelo Hospital CUF Tejo. Esta abordagem tem demonstrado ser mais segura e garante "maior precisão no diagnóstico".

De acordo com o urologista, citado em comunicado, Jorge Dinis a nova técnica oferece uma melhor alternativa à abordagem transrectal clássica, uma vez que “a biópsia da próstata por via transperineal – através da pele do períneo – sob anestesia local, é uma técnica minimamente invasiva, que fornece aos homens uma via mais segura para a biópsia, evitando complicações infeciosas (por vezes graves) e o risco de hemorragia rectal”.

Por outro lado, esta técnica é oferece mais precisão, pois permite a obtenção de amostras das zonas anterior e apical da próstata, que são áreas difíceis de biopsiar pela técnica transrectal (através do recto). O urologista da CUF destaca que “A capacidade de precisão conseguida através da biópsia da próstata por via transperineal evidencia uma melhoria significativa na taxa de deteção de cancro, já registada em vários estudos”.

A experiência acumulada de mais de uma centena de biópsias realizadas por esta nova via fizeram com que a equipa de Urologia do Hospital CUF Tejo fosse pioneira em Portugal na utilização desta técnica transperineal e que esteja agora em condições de formar outros centros rumo às melhores práticas urológicas. Exemplo disso é o curso “Hands-on course – Transperineal prostate biopsy” que decorrerá dia 4 de dezembro de 2021, organizado pela CUF Academic Center, no Centro de Simulação CUF.

O especialista em urologia alerta que o cancro da próstata é o segundo cancro mais frequentemente diagnosticado em todo o mundo e a quinta causa de morte por cancro nos homens.

“Observando estes números, é inegável a necessidade de apostar cada vez mais no desenvolvimento e aplicação de técnicas de diagnóstico mais seguras e precisas”, sensibiliza o médico da CUF.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights