Divulgados vencedores do concurso ‘Diabetes com cor’

15 de Novembro 2021

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica acaba de anunciar o nome dos três vencedores do concurso 'Diabetes com cor'.

A iniciativa surge numa altura em que se celebra os 100 anos da descoberta da insulina, sendo que no dia 1 de junho as crianças com diabetes, entre os 6 e os 10 anos, foram desafiadas a desenharem o que para elas representa a doença e os seus desafios.

Gonçalo Fernandes (1º), Leonor Campos (2º) e Diogo Lima(3º) são as crianças vencedores desta primeira edição do concurso que pretendeu sensibilizar para a diabetes mellitus tipo 1 (DM1) em idade pediátrica

De acordo com Teresa Borges, Presidente da SPEDP, o objetivo da sociedade passa por promover e fomentar a necessidade de prestação de cuidados de saúde e educação das crianças e adolescentes com doenças endócrinas e metabólicas de acordo com os mais elevados e recentes conhecimentos científicos.”

“O concurso ‘Diabetes com cor’ foi uma forma de envolvermos a comunidade pediátrica e de chegarmos ao nosso público de uma forma descontraída e divertida, mas ao mesmo tempo pedagógica”, acrescenta.

O concurso ‘Diabetes com cor’ quis assim assinalar de forma lúdica os 100 anos da descoberta da insulina, envolvendo pais, crianças e a comunidade científica num compromisso de alertar para esta patologia e mostrar que a vida com diabetes pode ser cheia de cor.

Segundo o International Diabetes Federation existem atualmente 537 milhões de adultos (20-79 anos) com diabetes e 1.2 milhões de crianças e jovens (0-19 anos) com diabetes tipo 1.

De acordo com os dados do Registo Nacional – DOCE, em Portugal a DM1, em 2015, atingia 3.327 crianças e jovens com idades entre 0-19 anos, o que corresponde a 0,16% da população dessa faixa etária.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

Novo autarca de Ovar anuncia foco na saúde

Domingos Silva, que terça-feira assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ovar após a renúncia de Salvador Malheiro, anunciou que dará prioridade à defesa da orla costeira, a uma nova referenciação hospitalar e à desagregação das freguesias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights