Webinar da AADIC aborda relação entre insuficiência cardíaca, diabetes e insuficiência renal

16 de Novembro 2021

No próximo dia 24 de novembro, às 21h, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) realiza um webinar sobre a relação entre "Insuficiência Cardíaca, Diabetes e Insuficiência Renal".

Esta sessão online vai contar com as intervenções de três especialistas: João Sequeira Duarte, endocrinologista e diretor do Serviço de Endocrinologia do CHLO; Fátima Franco, cardiologista e coordenadora do programa de insuficiência cardíaca e da Unidade de IC Avançada do CHUC; Patrícia Branco, nefrologista, Consulta Multidisciplinar Renocardíaca do CHLO. A moderação é da responsabilidade de Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC.

Este webinar tem por objetivo abordar questões práticas, causa-efeito e abordagens a estas três condições que estão intimamente relacionadas. Se por um lado a diabetes é uma das principais condições a contribuir para o aparecimento da insuficiência cardíaca, por outro é a principal causa da insuficiência renal. Estima-se que, em Portugal, um terço dos doentes em falência renal esteja nessa situação devido à diabetes. E sabe-se também que a deterioração da função renal é comum nos doentes com insuficiência cardíaca aguda.

Sobre a insuficiência cardíaca, a  Dra. Fátima Franco salienta que “é uma doença habitualmente crónica, na qual o coração se torna incapaz de cumprir a sua missão que é distribuir o sangue e nutrientes através do nosso organismo, consoante as necessidades metabólicas. Tem diferentes causas que iremos abordar no webinar e felizmente a evolução da medicina tem permitido contínua melhoria do tratamento”.

“As doenças cardiovasculares e renais provocam insuficiência cardíaca. A saúde do coração e dos vasos está ligada à saúde dos rins. E vice-versa. Ter uma doença cardíaca aumenta o risco de ter doença renal. Ter uma doença renal provoca doença cardiovascular. É sobre esta relação bidireccional que iremos falar no Webinar”, refere a Dra. Patrícia Branco.

O Dr. João Sequeira Duarte destaca que “juntamente com a hipertensão e o enfarte, a diabetes é uma das principais causas da insuficiência cardíaca. Mas se controlar bem a diabetes, o doente pode poupar o seu coração e evitar a insuficiência cardíaca. Hoje, existem tratamentos inovadores que permitem que os diabéticos com insuficiência cardíaca vivam por mais tempo e com mais qualidade, evitando internamentos e outras complicações”.

“O que é a Insuficiência Cardíaca?”, “O rim e o coração de mãos dadas” e “Porque que é que alguns doentes diabéticos têm Insuficiência Cardíaca?” são os temas em destaque nesta sessão online, que será transmitida no Facebook e Youtube da AADIC.

No final, os doentes e cuidadores poderão partilhar dúvidas e pontos de vista com os oradores.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights