Webinar da AADIC aborda relação entre insuficiência cardíaca, diabetes e insuficiência renal

16 de Novembro 2021

No próximo dia 24 de novembro, às 21h, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) realiza um webinar sobre a relação entre "Insuficiência Cardíaca, Diabetes e Insuficiência Renal".

Esta sessão online vai contar com as intervenções de três especialistas: João Sequeira Duarte, endocrinologista e diretor do Serviço de Endocrinologia do CHLO; Fátima Franco, cardiologista e coordenadora do programa de insuficiência cardíaca e da Unidade de IC Avançada do CHUC; Patrícia Branco, nefrologista, Consulta Multidisciplinar Renocardíaca do CHLO. A moderação é da responsabilidade de Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC.

Este webinar tem por objetivo abordar questões práticas, causa-efeito e abordagens a estas três condições que estão intimamente relacionadas. Se por um lado a diabetes é uma das principais condições a contribuir para o aparecimento da insuficiência cardíaca, por outro é a principal causa da insuficiência renal. Estima-se que, em Portugal, um terço dos doentes em falência renal esteja nessa situação devido à diabetes. E sabe-se também que a deterioração da função renal é comum nos doentes com insuficiência cardíaca aguda.

Sobre a insuficiência cardíaca, a  Dra. Fátima Franco salienta que “é uma doença habitualmente crónica, na qual o coração se torna incapaz de cumprir a sua missão que é distribuir o sangue e nutrientes através do nosso organismo, consoante as necessidades metabólicas. Tem diferentes causas que iremos abordar no webinar e felizmente a evolução da medicina tem permitido contínua melhoria do tratamento”.

“As doenças cardiovasculares e renais provocam insuficiência cardíaca. A saúde do coração e dos vasos está ligada à saúde dos rins. E vice-versa. Ter uma doença cardíaca aumenta o risco de ter doença renal. Ter uma doença renal provoca doença cardiovascular. É sobre esta relação bidireccional que iremos falar no Webinar”, refere a Dra. Patrícia Branco.

O Dr. João Sequeira Duarte destaca que “juntamente com a hipertensão e o enfarte, a diabetes é uma das principais causas da insuficiência cardíaca. Mas se controlar bem a diabetes, o doente pode poupar o seu coração e evitar a insuficiência cardíaca. Hoje, existem tratamentos inovadores que permitem que os diabéticos com insuficiência cardíaca vivam por mais tempo e com mais qualidade, evitando internamentos e outras complicações”.

“O que é a Insuficiência Cardíaca?”, “O rim e o coração de mãos dadas” e “Porque que é que alguns doentes diabéticos têm Insuficiência Cardíaca?” são os temas em destaque nesta sessão online, que será transmitida no Facebook e Youtube da AADIC.

No final, os doentes e cuidadores poderão partilhar dúvidas e pontos de vista com os oradores.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights