Infeções causadas por bactérias resistentes a antibióticos podem originar mais de 40 mil mortes em Portugal até 2050

17 de Novembro 2021

A Reckitt Healthcare e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) alertam para a importância da toma responsável de antibióticos, cujo consumo excessivo pode levar à resistência das bactérias e, consequentemente, comprometer o tratamento dos doentes.

Sob o mote “Responsabilidade é o Melhor Remédio”, esta campanha, que surge no âmbito do Dia Europeu do Antibiótico, que se assinala amanhã, tem como principal objetivo sensibilizar médicos, farmacêuticos e população em geral para os riscos da utilização indevida de antibióticos.

Segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), até 2050, estas infeções causadas por bactérias resistentes a antibióticos podem originar mais de 40 mil mortes em Portugal. Atualmente, e de acordo com um relatório da ONU, pelo menos 700 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças resistentes a medicamentos, como a tuberculose multirresistente, infeções do trato respiratório e do trato urinário e infeções sexualmente transmissíveis. Este número poderá chegar aos 10 milhões até 2050.

“Atualmente ainda existe uma ideia errada na utilização dos antibióticos no combate às infeções por vírus. Por exemplo, 8 em cada 10 dores de garganta são causados por vírus e não por bactérias, para as quais os antibióticos não são eficazes. É, por isso, importante consciencializar para o uso adequado destes medicamentos”, refere Filipa Leitão, Head of Marketing and Trade Marketing da Reckitt Portugal.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights