Mais de 65% dos portugueses utilizam serviços digitais de saúde

17 de Novembro 2021

As conclusões dos mais recentes estudos sobre a transformação digital no setor da saúde em Portugal revelam que os portugueses recorrem com frequência a serviços digitais, embora a adesão às aplicações móveis continue fraca.

A Deloitte, em parceria com o MUDA e com a Roche, desenvolveu um estudo focado nos serviços digitais de saúde em Portugal. Conclui-se que mais de 55% dos inquiridos gestores em Portugal acreditam que os principais desafios para a transformação digital na área da saúde serão ultrapassados em menos de cinco anos. Para os gestores portugueses, a interoperabilidade de dados, o registo eletrónico, a inteligência artificial, a monitorização remota de doentes e a telemedicina são as tecnologias prioritárias.

Um outro estudo, realizado pela GFK, destaca que dois terços dos portugueses utilizam serviços de saúde através da internet, sendo as receitas eletrónicas o recurso digital preferencial. Por outro lado, a utilização de aplicações móveis na área da saúde e do bem-estar parece estar longe de ser de frequente utilização.

A primeira conclusão do inquérito feito pela GFK aponta para uma elevada percentagem de utilizadores diários de internet (92%), o que pode ser explicado pelo facto de o inquérito ter sido feito a pessoas entre os 35 e os 64 anos. A percentagem de utilizadores cai para 79% no grupo 55-64 anos.

A receita sem papel, o registo de saúde eletrónico e a app MySNS são considerados os principais progressos da transformação digital implementados em Portugal. O estudo procurou, também, perceber a relação dos doentes crónicos com a utilização de aplicações. Quase 94% dos inquiridos com doenças crónicas dizem nunca utilizar um serviço digital específico para monitorizar a sua doença.

Estas conclusões foram ontem apresentadas no Digital Health, um evento promovido pelo MUDA, pela Roche e pela Deloitte.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights