Moçambique vai vacinar crianças a partir dos 9 anos contra cancro do colo do útero

17 de Novembro 2021

Moçambique vai introduzir a vacina contra o cancro do colo do útero a partir de 24 de novembro, tendo como público-alvo crianças com pelo menos 9 anos, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Saúde em comunicado.

“A vacina é intramuscular e será administrada em duas doses separadas por um intervalo de seis meses”, referiu o ministério no documento.

A introdução da vacina no calendário de vacinação do país visa “reduzir os níveis de morbimortalidade pelo cancro do colo do útero”, estimando-se que Moçambique registe anualmente 5.622 novos casos, avançou o ministério.

As autoridades de Saúde pedem que os pais e encarregados de educação levem as crianças a vacinar, referindo que o cancro do colo do útero pode ser prevenido, “desde que a mulher seja vacinada antes de iniciar a atividade sexual”.

De acordo com o ministério, Moçambique regista por ano 4.061 mortes devido ao cancro do colo do útero, uma média de 11 óbitos por dia, cuja taxa de letalidade é de 72%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menores de 16 anos procuram ajuda na SOS Voz Amiga para alivar a dor e pensamentos suicidas

Menores de 16 anos com problemas emocionais e alguns que manifestam o “desejo de desaparecer” estão a procurar o serviço SOS Voz Amiga, uma situação recente que deixa quem está do outro lado da linha “sem chão”. O alerta foi feito à agência Lusa pelo presidente da linha de prevenção do suicídio SOS Voz Amiga, Francisco Paulino, no dia em que o serviço completa 46 anos e na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental.

MAIS LIDAS

Share This