Entre 22 e 29 novembro: Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites

19 de Novembro 2021

Entre 22 e 29 de novembro Portugal une-se à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites. Ao longo destes dias, será possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais em várias organizações da sociedade civil. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

Entre 22 e 29 de novembro Portugal une-se à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites. Ao longo destes dias, será possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais em várias organizações da sociedade civil. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

Com algumas limitações devido à pandemia da Covid-19, as organizações que trabalham na área da saúde pública permanecem ativas na oferta de serviços que incluem o rastreio a infeções sexualmente transmissíveis, consultas médicas e de enfermagem presenciais ou por telemedicina, referenciação e ligação a cuidados de saúde, distribuição de preservativos e gel lubrificante, materiais para consumo mais seguro e programas de substituição opiácea.

A Semana Europeia do Teste do VIH e hepatites virais, organizada pela EuroTest, marca novamente o compasso de uma iniciativa conjunta que reúne diferentes parceiros da área da saúde pública europeia e une esforços desde 2013 com o objetivo de promover o rastreio atempado e a literacia em saúde.

Em Portugal, as organizações membro da Rede de Rastreio Comunitária e associações que se juntam à iniciativa destacam a importância da manutenção destes serviços e a remoção de qualquer barreira no acesso a cuidados de saúde.

Também nesta data, e pelo segundo ano consecutivo, está a ser organizada a Semana Internacional do Teste em todos os membros parceiros da “Coalition Plus”, de 22 a 28 de novembro. Através da Rede Lusófona, o GAT está a promover o aumento da cobertura e a reforçar a importância da disponibilização para todos do rasteio em contexto comunitário. 

Em parceria com organizações de base comunitária, a Semana Internacional do Teste tem por objetivo a remoção de qualquer barreira que permaneça no acesso aos serviços de saúde e reforçar o apoio para que as populações em maior risco se mantenham uma prioridade, e se consiga alcançar os objetivos traçados pelas Nações Unidas até 2020, para que a epidemia do VIH possa ser eliminada, enquanto problema grave de saúde pública, até 2030.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights