Portugal apela em Bruxelas à aceleração de partilha de vacinas em África

19 de Novembro 2021

O Governo português apelou esta sexta-feira em Bruxelas a uma “aceleração de partilha de vacinas” contra a Covid-19, sobretudo no continente africano, sublinhando que está a fazer a sua “parte”, ao ter partilhado já cerca de dois milhões de vacinas.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, que representou Portugal num Conselho de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia (UE), indicou no final da reunião que um dos temas em agenda foi “um ponto da situação sobre a partilha de vacinas”, por ocasião do qual apelou a uma partilha mais célere de imunizantes a nível global.

Francisco André apontou que “Portugal saudou os esforços da ‘equipa Europa’ [UE e Estados-membros] e apelou à aceleração de partilha de vacinas, especialmente em África, enquanto região com as menores taxas de vacinação neste momento”.

“Nós estamos a fazer a nossa parte, já partilhámos cerca de dois milhões de vacinas”, sobretudo nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, “e este número vai aumentar, e aumentar bastante, durante as próximas semanas e durante os próximos meses”, completou.

Por seu lado, o alto representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, também reconheceu no final do Conselho que é necessário aumentar as contribuições para o mecanismo Covax para promover o acesso equitativo a vacinas contra a Covid-19 a preços acessíveis e assim garantir “uma imunização global”, destacando igualmente a necessidade de prestar apoio designadamente ao continente africano.

“Discutimos a questão do fosso de imunização crescente e chocante entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Em África ainda estamos nos 6% [da população vacinada}, enquanto na Europa estamos acima dos 70%, para dar um exemplo das grandes diferenças”, apontou Borrell.

Recordando as “promessas” feitas pela Europa, o chefe da diplomacia disse que “é mais do que altura” de as cumprir e “acelerar os esforços” no quadro da Covax, “sobretudo em África”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights