As doenças associadas à obesidade

22 de Novembro 2021

Dr. Rodrigo Oliveira, Coordenador da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Doença Metabólica do Hospital Cruz Vermelha

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

As doenças associadas à obesidade

22/11/2021 | Hospital cruz vermelha

A obesidade é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças. Entre várias destaca-se a diabetes tipo II que apresenta o maior risco de ser desenvolvida em pacientes que sofrem desta patologia. A diabetes afeta até 90% dos pacientes com índice de massa corporal acima de 35Kg/m2. A morte por complicações diabéticas nos pacientes obesos é quatro vezes superior aos pacientes não obesos. Por sua vez, os adultos que sofrem de obesidade têm até 70% de hipóteses de desenvolver outras doenças como:

Cancro

 Existem estudos científicos que comprovam o aumento de doenças oncológicas em pacientes obesos. Os números apontam para um risco de desenvolvimento na ordem dos 40%. Os cancros mais comuns são: os ginecológicos (mama, ovário e colo uterino), da próstata e do trato gastro-intestinal.

Doença Coronária

 A doença coronária aguda é responsável pelo maior número de mortes a nível mundial. Por cada 10% de aumento do peso corporal, há um acréscimo de 20% no desenvolvimento de doença coronária, além do aumento do colesterol.

 

Hipertensão arterial

 Na hipertensão arterial, a prevalência em pacientes obesos é 6 vezes mais frequente e expõe ao risco de desenvolvimento de acidentes vasculares cerebrais, doenças isquémicas periféricas e insuficiências renais. Por cada aumento de 10% da gordura corporal, há aumento de 6mmHg da pressão arterial sistólica.

Apneia do sono

 A obesidade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Uma patologia a ter em atenção, uma vez que incrementa a sonolência diurna, reduzindo a capacidade de raciocínio e avaliação. Na origem desta patologia estão os colapsos intermitentes das vias respiratórias superiores por um tempo superior a 10 segundos durante a noite, dando origem a pequenos “despertares” e desequilíbrios nos níveos de oxigénio no sangue.

 

Dr. Rodrigo Oliveira, Coordenador da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Doença Metabólica do Hospital Cruz Vermelha

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights