Moçambique recebe vacinas para cerca de um milhão de pessoas

22 de Novembro 2021

Moçambique recebe esta semana vacinas contra a Covid-19 para vacinar cerca de um milhão de pessoas, de acordo com os comunicados de doadores.

Um lote de 840.000 doses de vacina de toma única da Janssen é hoje entregue pelos EUA no âmbito da iniciativa Covax de apoio internacional à vacinação.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou que, com esta doação, Moçambique já recebeu cinco milhões de doses de um total de 12,5 milhões previstas para o país no âmbito da iniciativa – ou seja, 40% estão entregues.

A Argentina anunciou a doação a Moçambique de 450 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, que requer duas tomas.

A entrega deverá ser formalizada na sexta-feira, anunciou em comunicado citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

De acordo com os últimos dados das autoridades de Saúde moçambicanas, cerca de seis milhões de pessoas foram inoculadas no país, das quais 3,3 milhões estão completamente vacinadas, ou seja, um quinto dos 17 milhões que se pretende vacinar até final de 2022.

Moçambique vive um período de baixa transmissão da Covid-19 em todas as províncias, tendo um total acumulado de 1.938 mortes e 151.488 casos, dos quais 98% recuperados da doença.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.144.573 mortes em todo o mundo, entre mais de 256,54 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights