Vacinação da Feira regressa quarta ao Europarque sob tutela da autarquia

22 de Novembro 2021

O centro de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria da Feira volta esta quarta a funcionar no centro de congressos Europarque, para “retomar a qualidade de serviço que tinha” quando estava sob a tutela da autarquia.

É essa a expectativa do presidente da Câmara Municipal da Feira perante a terceira mudança de localização do dispositivo destinado a inocular pelo menos os 139 mil habitantes desse concelho do distrito de Aveiro, depois do arranque do processo no Cineteatro António Lamoso, em fevereiro, e a posterior transferência da estrutura para o Europarque, em março.

No final de setembro, quando o ritmo de vacinação diminuiu e a coordenação do processo foi confiada ao Estado, a população passou a ser inoculada no Auditório de Santa Maria de Lamas, mas o serviço prestado nesse local foi acumulando críticas, pelo que autarquia, proteção civil e serviços de saúde decidiram agora regressar ao centro de congressos.

“As pessoas têm muitas saudades do vice-almirante Gouveia e Melo – que, efetivamente, faz muita falta – mas não valorizaram o facto de os grandes responsáveis pela vacinação serem as autarquias e só agora é que começam a perceber realmente o papel que os municípios tiveram em todo este processo”, declara à Lusa o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

O autarca social-democrata considera “incontestável” o papel dos profissionais de saúde na vacinação dos portugueses, mas realça: “As autarquias é que assumiram a responsabilidade local por todo o processo, em termos de logística, recursos humanos, etc.”.

Foram esses e outros aspetos, aliás, que falharam em Lamas. “As coisas não estavam a funcionar bem porque as condições físicas do espaço não eram as ideais, o edifício não era cómodo, os períodos de espera estavam a ser muito prolongados e nem as vacinas eram em quantidade suficiente”, explica Emídio Sousa.

A câmara municipal negociou então com a tutela o regresso do dispositivo ao Europarque, onde “é consensual que o trabalho anterior teve excelentes resultados e tudo correu extraordinariamente bem”.

Parte do edifício já está a ser preparada para o efeito e Emídio Sousa adianta: “Como já não há a mesma premência na vacinação e o Europarque também precisa de espaço para os eventos que lá tem a decorrer, desta vez vamos ocupar uma secção mais pequena, mas de certeza que as pessoas se vão sentir na mesma muito melhor do que em Lamas”.

A deslocação do serviço vai, contudo, implicar “um aumento das despesas” da autarquia, porque, embora contando com os profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde da Feira e Arouca, e com o apoio de uma equipa de voluntários, a vacinação no centro de congressos também envolve o trabalho de funcionários municipais e despesas energéticas acrescidas.

“Mas tem que ser assim. Isto já é tudo difícil que chegue, portanto, o que nós queremos é que quem vai ser vacinado se sinta bem, seja bem acolhido e possa esperar a sua vez num sítio confortável”, conclui o presidente da câmara.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights