Argentina doou a Moçambique 450 mil doses de AstraZeneca

23 de Novembro 2021

A Argentina enviou esta segunda-feira para Moçambique o primeiro lote de 450 mil doses da vacina AstraZeneca, no âmbito de uma doação que implica também assessoria logística e assistência técnica em aplicações.

“Hoje [segunda-feira] parte o avião para Moçambique com 450 mil doses de AstraZeneca [produzidas na Argentina] e, através dos ‘capacetes brancos’ estamos também a dar assistência e em logística e em trabalho técnico”, disse a ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti, durante conferência com a imprensa no aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires.

“Capacetes Brancos” é o organismo da Chancelaria argentina, responsável pela assistência humanitária do país em cooperação com terceiros.

Ao lado de Vizzotti, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, mostrou-se orgulhoso tanto da iniciativa quanto do fabrico na Argentina de vacinas que podem ajudar países com campanha de vacinação que requerem colaboração.

“Que nessas caixas diga ‘produção argentina’ e que esteja a nossa bandeira, orgulha-nos. Por trás dessas vacinas, há ciência, tecnologia, universidades públicas, desenvolvimento e o espírito solidário de um povo que entende que ninguém se salva dessa pandemia sozinho”, destacou Cafiero.

Os dois ministros fizeram uma inspeção nas caixas com as bandeiras da Argentina e de Moçambique e com a palavra “vacina” em português, em espanhol e em inglês já que a Argentina está a doar doses para outros países.

Entre os países beneficiados com as primeiras doações estão, além de Moçambique, o Vietname (500 mil doses) e a Organização dos Estados das Caraíbas Orientais com Santa Lucia (18 mil), Granada (11 mil), São Vicente e Granadinas (11 mil) e Dominica (2 mil) num total de 992 mil doses.

Em breve, um lote de 350 mil doses será doado a Angola, mas ainda não há data para o envio. Essa segunda remessa incluirá, além de Angola, Barbados, Nicarágua, Quênia e Filipinas, países que expressaram interesse em receber doações de vacinas.

“Meses atrás, a Argentina recebia vacinas doadas, mas agora tem stock suficiente para se somar a este sistema solidário que permite doar doses a outras nações em situação de maior dificuldade para conseguir imunizantes para proteger a sua população”, destacou a ministra Vizzotti.

A Argentina recebeu neste ano 7 milhões de doses em doações.

“Em menos de um ano, em 24 de dezembro passado, recebíamos as primeiras doses. Hoje, 22 de novembro, estamos a doar”, comparou, sublinhando o “ciclo de reciprocidade e solidariedade”.

Perante a crítica interna de que a Argentina está a doar vacinas quando ainda não terminou de vacinar a sua própria população, a ministra da Saúde procurou tranquilizar, enfatizando que “a Argentina tem stock suficiente para completar a vacinação e para ainda dar uma terceira dose a 100% da população”.

“Toda a população argentina, a partir dos seis meses de idade, receberá um reforço”, garantiu Carla Vizzotti.

“Entre os países do G20, a Argentina é o quarto país na cobertura de vacinação”, afirmou o chanceler Santiago Cafiero.

Atualmente, com 45 milhões de habitantes, 80% dos argentinos estão vacinados com uma dose e 61% com o esquema completo.

Desde o início da campanha de vacinação na Argentina, em 29 de dezembro, o país recebeu ou fabricou 91,940 milhões de doses. De AstraZeneca, como as que envia agora a Moçambique, a Argentina recebeu ou produziu 25,188 milhões de doses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights