Mais 20 Unidades Saúde Familiar modelo A em 2022 e até 20 passam a modelo B

23 de Novembro 2021

O Governo fixou em 20 as Unidades de Saúde Familiar (USF) de modelo A a constituir no próximo ano e autorizou a transição, em janeiro, para modelo B de até 20 USF, segundo o despacho esta terça-feira publicado em Diário da República.

No documento, assinado pelo ministro das Finanças, João Leão, e pela ministra da Saúde, Marta Temido, o Governo diz que, desta forma, se aprofunda “o compromisso assumido de reforço do Serviço Nacional de Saúde, de desenvolvimento dos seus cuidados de saúde primários, de melhoria da motivação dos seus profissionais de saúde e da satisfação dos seus utentes”.

As USF de modelo B assentam num modelo de incentivos que visa potenciar as aptidões e competências de cada profissional, premiando o desempenho individual e coletivo, tendo em vista reforçar a eficácia, a eficiência e a acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde primários.

O número de USF a constituir é estabelecido anualmente por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas pastas das Finanças e da Saúde.

Este ano, em maio, o Governo determinou que o número de USF de modelo A a constituir em 2021 era de 20 e previu que, até 31 de dezembro de 2021, transitassem de modelo A para o modelo B até 20 USF, o que se concretizou com o despacho publicado em setembro.

Na semana passada, no parlamento, durante a interpelação ao Governo sobre Saúde pedida pelo PSD, Marta Temido disse que há mais 142 unidades de saúde familiar do que em 2015.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights