As pessoas mais velhas precisam de dormir menos?

24 de Novembro 2021

Professor Manuel C. R. Domingos (MSc,PhD, Pos-Doc) Neuropsicologia   Hospital  Cruz Vermelha 

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

As pessoas mais velhas precisam de dormir menos?

24/11/2021 | Hospital cruz vermelha

Antes de nos debruçarmos sobre a dinâmica do sono na população sénior, respondo à pergunta formulada dizendo que não. De facto, os seniores têm a mesma necessidade temporal de dormir do que as restantes faixas etárias, no entanto o seu sono noturno está “cativo” de inúmeros mecanismos neuropsicofisiológicos que se vão modificando ao longo da nossa vida, alterando (num contexto de normalidade) o perfil do tempo de daquele. Portanto e tal como acima referimos, o “mito” segundo o qual os seniores dormem menos horas porque não necessitam de tantas como os mais jovens é uma inverdade. Na realidade e em situação normal, os seniores dormem em média seis horas e meia, cerca de menos 20 minutos do que os adultos entre os 40 e os 55 anos e menos 45 minutos do que os jovens adultos entre os 20 e os 30 anos.

Abordemos agora (de modo breve e acessível) a questão dos mecanismos neurofuncionais do sono nos seniores, não fazendo do que se segue Teoria Geral Imutável dado que todos nós temos diferentes dinâmicas de sono, sendo que cada pessoa está sujeita, face à variabilidade das suas condições de vida (num sentido lato do termo), a modificações temporais e estruturais do mesmo. Sabemos que após os 50/60 anos há uma tendência a ter um sono mais superficial em detrimento da regularidade das fases mais profundas e da fase paradoxal ou REM (devido à existência de movimentos rápidos dos olhos), sendo o sono mais fragmentado; por outro lado há, não raro, uma maior dificuldade em adormecer. Estas circunstâncias adversas poderão traduzir-se em alterações do sono de que destacamos, pela sua frequência e impacto nefasto quer ao nível da existência idiossincrática, quer no que respeita à vida de relação, a insónia que pode ser inicial, intermédia (dificuldade em manter o sono com despertares, mais ou menos frequentes) ou terminal (acordar cedo demais).

 Essas mudanças estão relacionadas, principalmente, com alterações anatomo-fisiológicas dos recetores neuronais que se conectam com as substâncias químicas que sinalizam do sono (neurotransmissores) com destaque para a adenosina, a melatonina, o GABA, a galanina e a acetilcolina (na fase REM).  Assim sendo e devido às referidas mudanças, podemos dizer que o encéfalo tem dificuldade para se aperceber do nosso grau de cansaço e, portanto, da necessidade para adormecer e ter um sono reparador. De referir, por outro lado, a existência mais ou menos frequente de outras duas alterações patológicas que ocorrem durante o sono dos seniores, sendo que a segunda é de elevada perigosidade; referimo-nos à síndroma das pernas inquietas e à apneia obstrutiva do sono.

E como poderão compensar os seniores o seu sono, potencialmente, “atribulado” pelas alterações acima referidas e condicionam a qualidade? Bom, haverá sempre a sesta durante a tarde, que deverá durar, aproximadamente, entre 20 e 30 minutos, trazendo confirmados benefícios neuropsicofisiológicos à população sénior.

Enfim, muito mais haveria para dizer, mas a natureza destas linhas não apela a uma linguagem demasiadamente técnica, nomeadamente no que concerne à neurofisiologia e neuroquímica do sono. Já agora, tenham sonos reparadores independentemente da vossa idade. 

Professor Manuel C. R. Domingos (MSc,PhD, Pos-Doc)

Neuropsicologia  

Hospital  Cruz Vermelha 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights