Hospital de Santarém esclarece que alargou horário das visitas de 5 para 6 dias

24 de Novembro 2021

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) esclareceu esta quarta-feira que a alteração nos horários das visitas a doentes internados representa um alargamento de cinco para seis dias, não existindo uma restrição.

Em esclarecimento enviado à Lusa, o HDS afirma que, ao contrário do noticiado pela Lusa na terça-feira, o novo horário de visitas, de terça-feira a domingo, entre as 14:00 e as 19:00, com marcação prévia, não representa uma restrição, alargando antes o que estava em vigor, de cinco para seis dias, “na tentativa de normalizar os procedimentos”.

“O HDS está atento ao evoluir da pandemia e adequará o horário das visitas em função do desenvolvimento da mesma”, afirma.

A Lusa noticiou terça-feira a alteração dos horários das visitas a partir desse dia, constantes de uma nota publicada na página do HDS, a qual dava conta do novo horário, de terça-feira a domingo entre as 14:00 e as 19:00, sujeito a marcação prévia.

“Nos dias de visita é apenas permitida uma visita por doente internado, tendo cada visita a duração máxima de 30 minutos. Os únicos doentes que permanecem sem visitas em enfermarias são os doentes Covid-19, salvo situações excecionais e devidamente justificadas”, lê-se na nota.

Segundo a mesma informação, as visitas estão “sujeitas a horário fixo e pré-definido, consoante o quarto de internamento e a respetiva cama”, sendo que, “para os doentes que ocupam o mesmo quarto, as visitas serão desfasadas no horário” e não é permitido o acesso a outros pisos nem visitas a outros doentes, “ainda que no mesmo piso”.

Os visitantes devem apresentar-se 30 minutos antes do horário de visita e respeitar as “regras de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente a desinfeção das mãos, o distanciamento físico, o uso de máscara, a apresentação de certificado digital covid ou teste de antigénio com resultado negativo inferior a 48 horas”, acrescenta.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.165.289 mortes em todo o mundo, entre mais de 258,29 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.370 pessoas e foram contabilizados 1.130.370 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights