Órgão regulador brasileiro recomenda restrições de voos de parte de África

26 de Novembro 2021

A agência reguladora de medicamentos do Brasil recomendou esta sexta-feira que o país adote restrições para voos e viajantes vindos de parte de África na sequência da identificação de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a medida é necessária “dado o impacto epidemiológico que a nova variante pode ter na situação global”.

“Recomendamos, como medida preventiva, a suspensão imediata de todos os voos da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué”, acrescentou a Anvisa.

O órgão também recomendou “a suspensão temporária da autorização de permanência no Brasil para viajantes estrangeiros que passaram por esses países nos últimos 14 dias”.

A Anvisa sugeriu ainda que os brasileiros que voltam desses países devem ser colocados em quarentena.

Cabe agora ao Governo brasileiro decidir se acatará ou não essas recomendações.

Detetada pela primeira vez na África do Sul, a variante chamada B.1.1.529, com múltiplas mutações, é potencialmente muito contagiosa, anunciaram cientistas sul-africanos, temendo uma nova onda da pandemia.

Vários países europeus e asiáticos já suspenderam voos do sul do continente africano.

O Brasil é o segundo país que mais sofre com a pandemia, depois dos Estados Unidos, com mais de 613 mil mortos e 22 milhões de casos detetados.

Mas a situação epidemiológica melhorou consideravelmente nas últimas semanas graças ao avanço da vacinação.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.180.276 mortes em todo o mundo, entre mais de 259,46 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Egas Moniz anuncia novos cursos na área da saúde e ambiente

A crescente procura por profissionais na área da saúde e do ambiente, impulsionada pelas preocupações ambientais e também pelas questões de saúde pública, leva a que as ofertas das instituições de ensino superior sejam cada vez mais abrangentes e diferenciadas. A Egas Moniz School of Health and Science lançou novos cursos que respondem às diferentes necessidades destes setores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights