Equipa da Universidade de Coimbra vence a grande final europeia do EIT Health Innovation Days 2021

28 de Novembro 2021

MyCare, uma plataforma de estudantes para promover a melhoria da saúde mental na fase de prevenção e tratamento, proposta por uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), acaba de vencer o 1º prémio na competição internacional EIT Health Innovation Days.

A sessão final da competição teve lugar este sábado, 27 de novembro, onde foram apresentados os 10 melhores projetos selecionados de entre os vencedores das 26 fases regionais que decorreram em outubro e novembro em outras tantas localidades europeias. Os finalistas, em 4 minutos, apresentaram o problema, a solução e o conceito de negócio na forma de apresentação oral (“pitch”) e responderam a questões colocadas pelo júri da fase final.

Avaliados todos os projetos, a solução MyCare foi a grande vencedora. Esta plataforma de estudantes pretende promover a melhoria da saúde mental na fase de prevenção e tratamento, promovendo a literacia e combatendo o isolamento através de uma solução integrada de promoção de atividades sociais e acesso facilitado a apoio especializado e a serviços de tratamento na área da saúde mental.

A equipa é constituída por Milena Alves (estudante de licenciatura da Faculdade de Economia da UC), Kevin Leandro (estudante de doutoramento da Faculdade de Farmácia da UC e a desenvolver trabalho de investigação no CNC), Jefferson Silva de Lima (estudante de doutoramento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e a desenvolver trabalho de investigação no CISUC) e Susana Paixão (investigadora doutorada do Centro de investigação CEGOT, da Faculdade de Letras da UC, e docente no Instituto Politécnico de Coimbra – IPC).

Além do apoio no desenvolvimento do projeto e o prémio de 500 euros que já tinha ganho anteriormente, na fase regional – Coimbra Innovation Days –, a equipa vai receber apoio e mentoria de especialistas do EIT Health, por forma a desenvolver o conceito de negócio, e terá a oportunidade de se deslocar à EIT Health Summit, que decorrerá em maio de 2022, em Estocolmo (Suécia).

«É um orgulho para nós sabermos que uma equipa multidisciplinar da UC conseguiu, pela primeira vez, ganhar este prémio europeu numa área tão relevante. Numa altura em que se iniciaram as comemorações do centenário do nosso grande escritor José Saramago, recordo-me de uma das pequenas frases do Livro dos Conselhos que apareciam na contracapa dos seus livros: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”. A equipa de Coimbra analisou com atenção a realidade que nos rodeia, no que diz respeito à saúde mental, e reparou numa área específica que carecia de melhoria e na qual acharam que poderiam acrescentar valor», afirma Cláudia Cavadas, Vice-Reitora da UC para a investigação e doutoramentos.

«Aprofundaram o seu conhecimento sobre este problema, auscultando no terreno as partes interessadas, e propuseram uma solução que achamos bastante inovadora e original. É também muito importante saber que um júri europeu tenha reconhecido o mérito desta equipa e deste projeto, dando-lhes agora a oportunidade de crescer e amadurecer o conceito. O sucesso da equipa é naturalmente devido ao seu empenho e dedicação, mas também à qualidade da sua formação, à equipa de apoio desta iniciativa e ainda ao ambiente de partilha, multidisciplinaridade, investigação e inovação que a UC tem promovido junto de toda a sua academia», acrescenta a Vice-Reitora da UC.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

Novo autarca de Ovar anuncia foco na saúde

Domingos Silva, que terça-feira assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ovar após a renúncia de Salvador Malheiro, anunciou que dará prioridade à defesa da orla costeira, a uma nova referenciação hospitalar e à desagregação das freguesias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights