Centro de Vacinação de Santarém regressa à Casa do Campino em 08 de dezembro

29 de Novembro 2021

O centro de vacinação de Santarém vai voltar a funcionar na Casa do Campino a partido do próximo dia 08 de dezembro, disse esta segunda-feira à Lusa o coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria.

Carlos Ferreira afirmou que, dado o aumento exponencial da procura da vacina contra a Covid-19, que nas duas últimas semanas passou de 75% para 150%, o Centro de Vacinação de Santarém vai deixar de funcionar no antigo refeitório da ex-Escola Prática de Cavalaria, para onde foi transferido no verão, regressando à Casa do Campino.

Realçando que, com o aumento da procura, as atuais instalações não oferecem as condições exigidas para atendimento e espera, o responsável pelo ACES Lezíria disse ter sido acordado com a Câmara de Santarém que, findo o Festival Nacional de Gastronomia, que decorreu até domingo na Casa do Campino, este espaço vai ser reativado para a vacinação.

Assim, a partir de dia 08 de dezembro, as vacinas contra o vírus SARS-CoV-2 vão passar a ser ministradas na Casa do Campino no horário das 09:00 às 17:00, sete dias por semana, continuando a dar resposta às marcações feitas a nível central, às realizadas localmente e à modalidade Casa Aberta, disse.

Carlos Ferreira afirmou que, desde o início da vacinação contra a Covid-19, foram ministradas, nos nove concelhos abrangidos pelo ACES Lezíria – Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém –, um total de 325.637 vacinas, 25.340 das quais correspondem a terceiras doses.

Só no concelho de Santarém foram ministradas 99.688 vacinas, 7.684 das quais terceiras doses, adiantou.

O coordenador do ACES Lezíria disse que há duas semanas o Centro de Vacinação de Santarém registava uma taxa de ocupação de cerca de 75% em relação à capacidade instalada, procura que subiu para os 150%.

Carlos Ferreira afirmou não haver registo de surtos na região, mas salientou o “grande crescimento” de infeções na comunidade, com o número de casos a quase duplicar em duas semanas, dos 352 registados a 13 de novembro para os 611 do último domingo.

Em comunicado, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) anunciou o arranque, hoje, do reforço com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para os seus profissionais, num processo que prevê concluir nas próximas duas semanas.

“A seleção dos profissionais é feita segundo as orientações das autoridades de saúde, sendo o processo de administração da vacina organizado pelo Conselho de Administração e o Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho do HDS”, afirma a nota.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.197.718 mortos e mais de 260.817.750 infetados em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

INSA assume coordenação nacional da rede de vigilância a vetores

Portugal dispõe agora de uma estrutura formalizada para monitorizar e responder a ameaças de doenças transmitidas por mosquitos e carraças. No dia do seu 126.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge viu reforçadas as suas atribuições, passando a coordenar oficialmente a Revive. O presidente Fernando Almeida garante que o país está preparado para agir perante eventuais emergências, citando a experiência de outros países do sul da Europa onde já se registam casos autóctones

Europa une esforços para travar desigualdades no acesso a tratamentos oncológicos

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) apresentou esta sexta-feira, em Paris, um documento estratégico que apela a medidas urgentes para colmatar as disparidades no acesso a cuidados oncológicos entre os Estados-membros. O White Paper defende a consolidação da rede como infraestrutura permanente e alerta que, sem ação política, as desigualdades continuarão a crescer, comprometendo o combate à doença que mata 1,3 milhões de pessoas por ano na Europa

ULS Médio Tejo Investe em Mobilidade para Equipas Comunitárias

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo colocou na estrada uma nova viatura elétrica, num investimento de 30 mil euros, para apoiar o trabalho das suas Equipas Comunitárias de Saúde Mental. O veículo visa intensificar a presença regular das equipas nos concelhos da região, levando cuidados continuados a pessoas com doença mental grave. O objetivo é encurtar distâncias geográficas e humanas, garantindo uma intervenção mais próxima do contexto de vida dos utentes

PS propõe aumento permanente para pensões e condiciona subida do ISP

O PS propôs a conversão de um eventual bónus pontual nas pensões num aumento permanente, uma das cerca de cem alterações ao OE2026. Eurico Brilhante Dias garantiu que as medidas mantêm o excedente orçamental e condicionou uma eventual subida do ISP à aprovação parlamentar, destinando essa receita para baixar o IVA de alimentos.

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Bial integra Pedro Pereira Gonçalves no Conselho de Administração

A farmacêutica Bial anunciou hoje a cooptação de Pedro Pereira Gonçalves para o seu Conselho de Administração, na qualidade de membro não executivo. O executivo, com um percurso cimentado entre a alta finança e as políticas públicas, traz para a empresa de Porto uma visão estratégica que pretende alavancar a ambição de expansão internacional e o reforço das parcerias globais do grupo.

Proteção Social na UE Consome Quase um Terço do PIB em 2024

O peso das prestações de proteção social na economia da União Europeia acentuou-se no ano de 2024, representando 27,3% do Produto Interno Bruto do bloco. Segundo dados do Eurostat, a despesa total ascendeu a 4,9 mil milhões de euros, um aumento homólogo de 6,9%. Finlândia, França e Áustria lideram no esforço relativo, enquanto a Irlanda regista a percentagem mais baixa. Em Portugal, a fatia do PIB afeta a estas rubricas também cresceu.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights