Centro de Vacinação de Santarém regressa à Casa do Campino em 08 de dezembro

29 de Novembro 2021

O centro de vacinação de Santarém vai voltar a funcionar na Casa do Campino a partido do próximo dia 08 de dezembro, disse esta segunda-feira à Lusa o coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria.

Carlos Ferreira afirmou que, dado o aumento exponencial da procura da vacina contra a Covid-19, que nas duas últimas semanas passou de 75% para 150%, o Centro de Vacinação de Santarém vai deixar de funcionar no antigo refeitório da ex-Escola Prática de Cavalaria, para onde foi transferido no verão, regressando à Casa do Campino.

Realçando que, com o aumento da procura, as atuais instalações não oferecem as condições exigidas para atendimento e espera, o responsável pelo ACES Lezíria disse ter sido acordado com a Câmara de Santarém que, findo o Festival Nacional de Gastronomia, que decorreu até domingo na Casa do Campino, este espaço vai ser reativado para a vacinação.

Assim, a partir de dia 08 de dezembro, as vacinas contra o vírus SARS-CoV-2 vão passar a ser ministradas na Casa do Campino no horário das 09:00 às 17:00, sete dias por semana, continuando a dar resposta às marcações feitas a nível central, às realizadas localmente e à modalidade Casa Aberta, disse.

Carlos Ferreira afirmou que, desde o início da vacinação contra a Covid-19, foram ministradas, nos nove concelhos abrangidos pelo ACES Lezíria – Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém –, um total de 325.637 vacinas, 25.340 das quais correspondem a terceiras doses.

Só no concelho de Santarém foram ministradas 99.688 vacinas, 7.684 das quais terceiras doses, adiantou.

O coordenador do ACES Lezíria disse que há duas semanas o Centro de Vacinação de Santarém registava uma taxa de ocupação de cerca de 75% em relação à capacidade instalada, procura que subiu para os 150%.

Carlos Ferreira afirmou não haver registo de surtos na região, mas salientou o “grande crescimento” de infeções na comunidade, com o número de casos a quase duplicar em duas semanas, dos 352 registados a 13 de novembro para os 611 do último domingo.

Em comunicado, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) anunciou o arranque, hoje, do reforço com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para os seus profissionais, num processo que prevê concluir nas próximas duas semanas.

“A seleção dos profissionais é feita segundo as orientações das autoridades de saúde, sendo o processo de administração da vacina organizado pelo Conselho de Administração e o Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho do HDS”, afirma a nota.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.197.718 mortos e mais de 260.817.750 infetados em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights