Dez projetos na final do Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento do Centro

29 de Novembro 2021

Dez projetos finalistas disputam este ano o Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, devendo os vencedores ser conhecidos no dia 07 de dezembro, anunciou esta segunda-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

“Foram admitidas a concurso 145 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo sete da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+”, afirma a CCDRC.

O organismo público presidido por Isabel Damasceno adianta que as candidaturas “foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro”.

“Os vencedores serão revelados no 8.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorrerá no dia 07 de dezembro de 2021, em Coimbra”, informa.

Com esta atividade, a CCDRC, “no contexto dos seus objetivos de desenvolvimento regional e valorização das dinâmicas territoriais, visa potenciar o reconhecimento e a divulgação dos projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região”.

Esta edição do concurso “apresenta a particularidade e a novidade de pretender também conhecer formas inovadoras de promover saúde e bem-estar, numa lógica de um envelhecimento ativo e saudável, induzidas ou implementadas no âmbito de todas as restrições decorrentes da pandemia” da Covid-19.

As boas práticas finalistas na categoria “Conhecimento+” são as seguintes: “Carrinho A-Mexer”, da Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, e “Walk-ID”, da Universidade de Aveiro (UA).

Os projetos “CENTR(AR): pulmões em andamento”, da UA, “Hospital amigo dos + velhos”, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, e “Mais Saúde no Trabalho”, da empresa Grestel – Produtos Cerâmicos, estão selecionados na categoria “Conhecimento+”.

A lista da categoria “Vida+” inclui cinco finalistas: “Aqui e acolá por onde andará? Maletas pedagógicas para trabalho com seniores”, da Câmara de Torres Vedras, “Maiores pela Janela”, da Câmara de Ílhavo, “Palco em Casa”, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, “Projeto de Inovação Social Ombro Amigo”, da Fundação Agostinho Albano de Almeida, e “VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida)”, da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

O Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável é promovido pela CCDRC “em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra: Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde do Centro, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights