Angola fez transcrição de 1.361 certificados de vacinação, incluindo 325 de Portugal

3 de Dezembro 2021

Angola já fez a transcrição de 1.361 certificados de vacinação digitais contra a Covid-19 emitidos por outros países, incluindo 325 de Portugal, disse esta sexta-feira a diretora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas.

A responsável da saúde falava durante uma reunião da comissão multissetorial para a prevenção e combate à Covid-19, na qual explicou que os certificados digitais, tal como os cartões de vacinas são documentos nacionais, uma vez que não existe um certificado global.

Por isso, os cidadãos nacionais devem transcrever a sua vacinação no país de destino, de acordo com as regras locais.

“O mecanismo existente válido é a transcrição de vacinação e temos, em condições de reciprocidade, desde que cumpram os devidos requisitos, estado a transcrever certificados internacionais”, incluindo da União Europeia, China, Índia, Canadá, entre outros.

No caso de Angola, foram já emitidos 1.361 certificados, lista encabeçada pela China, com 374 certificados, seguida de Portugal, com 325, e Estados Unidos da América, com 111.

A nível nacional foram emitidos mais de 990 mil certificados digitais, revelou Helga Freitas, apontando algumas dificuldades que necessitam de intervenção manual.

O principal problema tem a ver com o facto de o utente não colocar o número correto para receber a SMS no telemóvel ou validar os seus dados antes de emitir o certificado.

Angola quer chegar ao final do ano com 60% da população-alvo vacinada com pelo menos uma dose (cidadãos com mais de 18 anos), sendo necessário para isso vacinar 190 mil utentes por dia.

No entanto, há mais de oito milhões de pessoas sem qualquer dose.

Até ao momento foram administradas 9,8 milhões de doses, mas apenas 20% dos cidadãos do grupo alvo estão totalmente imunizados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights