Dia Mundial de Luta Contra a SIDA: 40 anos depois a discriminação mantém-se

3 de Dezembro 2021

O estigma e o preconceito generalizados contra as pessoas que vivem com VIH continuam a persistir, de acordo com um novo inquérito internacional, que inclui dados de Portugal.

O estigma e o preconceito generalizados contra as pessoas que vivem com VIH continuam a persistir, de acordo com um novo inquérito internacional, que inclui dados de Portugal.

Promovido pela ViiV Healthcare, a empresa especialista global em VIH, o inquérito divulgado hoje revela que o público em geral tem atitudes desatualizadas, preconceitos e perceções negativas em relação às pessoas que vivem com VIH, apesar da infeção ser atualmente controlada de forma eficaz com medicamentos anti-retrovirais (ARV). Uma em cinco pessoas contactadas (21%) acreditam – de forma errada – que o VIH pode ser transmitido através do beijo.

O inquérito, conduzido online pela “The Harris Poll”, entrevistou 5.047 adultos em quatro países: Austrália, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. De acordo com os resultados, quatro em cinco (81%) portugueses responderam que não sabem que uma pessoa que vive com VIH e que está a fazer tratamento eficaz, não transmite o vírus aos seus parceiros sexuais devido ao facto do mesmo estar indetetável no seu sangue. A evidência científica estabelece inequivocamente o conceito, Indetetável = Intransmissível  (I = I) como cientificamente válido, apesar de existirem conceções erradas sobre este tema.

O inquérito reforça a importância das campanhas anti-estigma, como a “HIV in View”, uma colaboração entre a ViiV Healthcare e a Shutterstock Studios, que tem como objetivo estabelecer a maior biblioteca de fotos online de pessoas que vivem com VIH. A iniciativa apresenta imagens que retratam, de forma autêntica, a realidade de viver com VIH nos dias de hoje.

“Estes dados são um lembrete oportuno de que as pessoas que vivem com VIH ainda enfrentam estigma e discriminação, com base em estereótipos ultrapassados e mal-entendidos. Campanhas como “HIV in View” continuam a ser importantes e necessárias, ao desafiar estes pontos de vista e como plataforma para construir uma melhor consciência de como é viver com VIH hoje. Estamos orgulhosos de liderar esta iniciativa e agradecemos a todos os que participaram até ao momento”, defende Inês Roxo, Country Manager da ViiV Healthcare Portugal.

Saiba mais em: 

https://www.shutterstock.com/pt/explore/viiv-collaboration

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights