Escola de Saúde de Castelo Branco quer ajudar a diminuir o medo às crianças

7 de Dezembro 2021

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco retomou a atividade do projeto Hospital Bem Crescer, cujo objetivo é diminuir os medos das crianças face às instituições de saúde.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Instituto Politécnico de Castelo Branco referiu que a ESALD retomou, recentemente, as atividades deste projeto, com a visita de 92 alunos do 3.º e 4.º anos, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, depois de ter sido cancelado devido à pandemia da Covid-19.

“O projeto Hospital Bem Crescer tem como objetivo diminuir os medos das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais, centros de saúde ou outros), relativamente à prestação de cuidados de saúde e aos profissionais de saúde”, lê-se na nota.

O projeto é direcionado a crianças em idade pré-escolar e escolar, que em ambientes de prestação de cuidados de saúde simulados levam os seus brinquedos para que sejam tratados os seus problemas de saúde.

“Os brinquedos doentes podem ser tratados com todo o cuidado por estudantes da licenciatura em Enfermagem da ESALD, que simulam a realização de diversos procedimentos, nomeadamente intervenções e educação para a saúde, adequados à situação apresentada pelo brinquedo e criada pela criança”, lê-se na nota.

As aprendizagens que as crianças ganham com esta experiência, pretendem “desmistificar” a prestação de cuidados de saúde aos mais novos e torná-las mais aptas e capazes de perceber a importância da saúde e dos profissionais de saúde.

O “Hospital Bem Crescer” é coordenado pela docente da ESALD Emília Duarte e conta com a colaboração das professoras Fernanda Cruz, Cláudia Roque e Alda Mendes e dos estudantes do 3.º ano da licenciatura em Enfermagem.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights