Índia com mínimo histórico de infeções e 23 casos da variante Ómicron

7 de Dezembro 2021

A Índia detetou até agora 23 casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, numa altura em que o número diário de infeções no país caiu para mínimos históricos desde maio de 2020.

Nas últimas 24 horas, a Índia registou 6.822 novos casos de Covid-19, o valor mais baixo em 18 meses, confirmando a tendência decrescente das infeções nas últimas semanas, de acordo com a agência de notícias EFE.

O país registou ainda 220 mortes nas últimas 24 horas, elevando para 473.757 o total de óbitos desde o início da pandemia.

Os números atuais contrastam com a situação durante a segunda vaga da pandemia no país, que atingiu o pico em maio último, com mais de 400 mil novos casos diários e 4.500 mortes por dia, levando ao colapso dos hospitais.

Apesar do declínio do número de casos, o país detetou até agora 23 infeções com a variante Ómicron, de acordo com o jornal local Indian Express, o que levou as autoridades indianas a impor controlos aéreos mais rigorosos.

O aparecimento da nova variante também levou as autoridades indianas a suspenderem o reinício das operações de voos internacionais, inicialmente previsto para 15 de dezembro.

O país asiático administrou até agora 1,287 milhões de vacinas, com quase oito milhões de doses só nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi congratulou-se por 50% da população elegível ter completado o esquema de vacinação.

“O programa de vacinação da Índia atingiu outro marco importante. É importante manter esta dinâmica para reforçar a luta contra a Covid-19”, disse.

A Índia é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19, depois dos Estados Unidos, contabilizando mais de 34,6 milhões de infeções desde o início da pandemia, de acordo com o último balanço da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.253.726 mortes em todo o mundo, entre mais de 265,13 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.551 pessoas e foram contabilizados 1.169.003 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em cerca de 30 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights