Médicos angolanos prosseguem greve e negoceiam reivindicações com a tutela

8 de Dezembro 2021

Médicos angolanos cumprem hoje o terceiro dia de greve por tempo indeterminado, para reclamar melhores condições de trabalho e salariais, prosseguindo nova ronda de negociações entre as partes.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola (Sinmea), Adriano Manuel, disse que na ronda de negociações realizada terça-feira foram abordados pontos fundamentais do caderno reivindicativo, submetido à entidade patronal em setembro passado.

Adriano Manuel referiu que hoje prosseguem as discussões das reivindicações que dependem do Ministério da Saúde, nomeadamente o ponto que tem a ver com a melhoria das condições de trabalho dos médicos nas unidades sanitárias de nível primário, secundário e terciário, para o qual pedem a definição de um horizonte temporal para a sua execução.

Sobre o primeiro ponto do caderno reivindicativo, que exige a recolocação imediata do presidente do Sinmea, indemnização pelos danos causados pela sua transferência para os Recursos Humanos do Ministério da Saúde e nulidade do processo, foi solicitado um período de 24 horas para avaliar a proposta pela entidade patronal.

Em causa está um processo disciplinar movido contra Adriano Manuel, médico pediatra, por denunciar à imprensa a morte de 19 crianças de um total de 24 no banco de urgência do Hospital Pediátrico David Bernardino, tendo como consequência sido transferido para o departamento dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde, justificado com a necessidade de mobilidade de quadros.

Face à exigência, o Ministério da Saúde propôs para a sua recolocação dois hospitais à sua escolha, a Maternidade Lucrécia Paim ou o Hospital Américo Boavida.

“Solicitamos 24 horas para fazermos esta avaliação, consultando a família, alguns colegas e a classe médica”, referiu Adriano Manuel.

Em relação ao quinto e sexto ponto do caderno reivindicativo, o sindicato exigiu a presença dos decisores para dizerem se estão ou não em condições para dar os salários solicitados.

“E em função disso vamos convocar uma assembleia onde os médicos vão decidir a que caminho chegar”, salientou o sindicalista, reiterando que se mantém a greve.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights