OMS considera que há uma pandemia “a duas velocidades”

9 de Dezembro 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou esta quinta-feira que a pandemia de Covid-19 avança a dois ritmos diferentes, referindo-se ao impacto da doença em pessoas vacinadas e pessoas não vacinadas.

No caso das vacinadas, podem ser infetadas na mesma pelo coronavírus SARS-CoV-2, mas terão, na maioria dos casos, formas mais benignas da doença, enquanto as pessoas não vacinadas estão a representar “entre 80% e 90% ” das infeções graves, hospitalizações e mortes.

No entanto, a diretora do departamento de imunização da OMS, Kate O’Brien, manteve em conferência de imprensa que “isto não deve interpretar-se de modo nenhum como falta de eficácia das vacinas”.

“À medida que a cobertura da vacinação aumenta, entre os novos casos haverá uma maior proporção que corresponde a pessoas vacinadas. Não é surpreendente que, havendo mais pessoas vacinadas, vejamos um número maior de infeções”.

Salientou que “o risco maior é para as pessoas não vacinadas, pelo que há uma pandemia a duas velocidades”, afirmou na apresentação das últimas conclusões do grupo que aconselha a OMS sobre imunização.

Kate O’Brien indicou que a variante mais recente do SARS-CoV-2 descoberta na África Austral (Ómicron) poderá gerar mais pressão sobre o armazenamento de vacinas e alterar os planos dos países mais ricos, que anunciaram doações das doses que têm a mais aos países mais pobre, encaminhando-as em vez disso para vacinação de reforço das suas populações.

Argumentou que a contenção da pandemia não funcionará “a menos que as vacinas cheguem a todos os países onde a transmissão continua e de onde estão a surgir variantes”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights