Rui Mesquita Diretor Médico Organon Portugal

As novas oportunidades de I&D na Indústria Farmacêutica

12/10/2021

Vivemos tempos desafiantes na saúde em Portugal e no Mundo. No entanto, temos hoje uma base de sustentação da saúde das populações como nunca tivemos. A medicina tem tido uma evolução extraordinária que, permite hoje, tratar e/ou gerir várias das condições médicas mais prevalentes com soluções terapêuticas eficazes e mais acessíveis.

Então, quais as necessidades em saúde ainda por satisfazer?
É preciso analisar as necessidades sentidas pelas pessoas de forma abrangente. Se o fizermos, concluímos que as necessidades por satisfazer ao nível da saúde ainda são elevadas, mesmo nas patologias mais comuns. Entre estas necessidades, estão o acesso atempado a cuidados de saúde, a informação das pessoas sobre prevenção e gestão da saúde e da doença, assim como necessidades de personalização da terapêutica medicamentosa. Para satisfazer estas necessidades, deverão ser envolvidos de forma mais acentuada outros profissionais de saúde para além dos médicos, como os enfermeiros e os farmacêuticos, nomeadamente através de programas de apoio ao doente, que permitam aumentar a adesão à terapêutica e a efetividade. Adicionalmente, novas ferramentas digitais destinadas às pessoas, com ou sem doença, têm um grande potencial de complementar o trabalho realizado pelos vários profissionais de saúde.

Assim sendo, as oportunidades de investigação e desenvolvimento da indústria farmacêutica no futuro ultrapassam, em muito, a criação de novos medicamentos, podendo focar-se no desenvolvimento de soluções que satisfaçam as necessidades no âmbito da gestão da sua saúde e/ou doença. Estas soluções poderão incorporar medicamentos comercializados pelas empresas há vários anos que adicionarão ainda mais valor em saúde se acoplados a soluções de telemonitorização, programas de suporte ao doente ou apps para facilitar a adesão à terapêutica. Noutros casos, poderão ser soluções integradas contendo medicamentos, dispositivos médicos e tecnologia adicional. Desta forma, a indústria farmacêutica acompanhará as tendências do sistema de saúde, nomeadamente de colaboração e integração entre níveis de cuidados de saúde, de ambulatorização, de assistência ao doente no seu domicílio através de telemonitorização, assim como da digitalização.

Existem ainda, contudo, necessidades ao nível do tratamento da população de idade mais avançada, pouco representada nos ensaios clínicos, mas com potenciais particularidades derivadas de comorbilidades, polimedicação ou, simplesmente, de alterações fisiológicas associadas à idade.

Existem também necessidades ao nível do tratamento da mulher, mais uma vez devido à sua menor representatividade nos ensaios clínicos, mesmo em patologias com maior prevalência ou gravidade, como seja a doença cerebrovascular após os 70 anos de idade. Neste caso, adicionam-se necessidades específicas ao nível de tratamento de condições médicas como a endometriose ou a síndrome do ovário poliquístico, e cancros específicos da mulher. Somam-se ainda necessidades não satisfeitas no âmbito da gravidez, nomeadamente o parto pré-termo e a hemorragia pós-parto.

Em conclusão, embora ainda existam necessidades específicas ao nível da terapêutica medicamentosa de múltiplas doenças, a máquina de investigação e desenvolvimento da indústria farmacêutica, deve focar-se: (1) em segmentos mais específicos da população como sejam as mulheres, assim como (2) em soluções abrangentes contendo componentes medicamentosas, não-medicamentosas e/ou tecnológicas que respondam às necessidades em saúde das pessoas. Para este propósito, as empresas farmacêuticas estão neste momento a estabelecer parcerias e consórcios com instituições académicas médicas e não médicas, assim como com empresas e start-ups tecnológicas, acompanhando as tendências gerais dos sistemas de saúde em que se integram.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights