Centro Hospitalar Cova da Beira faz artroscopia do punho com recurso a nanotecnologia

10 de Dezembro 2021

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, anunciou na quinta-feira que realizou a primeira artroscopia do punho com recurso a nanotecnologia, um procedimento minimamente invasivo que só é usado em Portugal desde o início do ano.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o CHUCB explicou que a operação recorre a uma tecnologia lançada nos EUA em 2019, sendo que a primeira cirurgia naquela unidade foi realizada no dia 19 de novembro, através do Serviço de Ortopedia e Traumatologia.

“O CHUCB é assim um dos primeiros hospitais públicos do país, e o primeiro de toda a região Centro, a implementar este procedimento inovador, através do qual os cirurgiões ortopedistas introduzem na área afetada uma câmara do tamanho de uma agulha com 1,9 milímetros para tratar ou diagnosticar lesões articulares”, salientou a fonte.

De acordo com a informação, o procedimento “resulta numa recuperação muito mais rápida e sem cicatrizes cutâneas” para o doente.

Citada no comunicado, Cláudia Santos, ortopedista do CHUCB com experiência na área da cirurgia da mão e do punho, explicou que a diferença do que se fazia consiste apenas no artroscópio utilizado, sendo que nesta operação se recorreu ao “NanoScope”, que apresenta um terço do tamanho dos artroscópios convencionais.

Desta forma, “permite visualizar todas as estruturas da articulação, cartilagens, ossos, ligamentos e até os tendões, através de um ‘mini-microscópio’, que, dado o tamanho e flexibilidade, não danifica a cartilagem, o que representa um futuro muito promissor em termos de cirurgia da mão”, acrescentou.

A informação especificou que, com esta técnica artroscópica aliada à nanotecnologia, “podem ser diagnosticados em consultório, com recurso a uma simples anestesia local, quistos sinoviais, roturas de ligamentos, conflitos osteoarticulares, instabilidades cúbito-carpais e outras, sendo estes depois tratados através da mesma tecnologia, em bloco operatório ou em ambulatório com recurso a anestesia geral ou local”.

De acordo com a nota, o objetivo desta médica é continuar a apostar na área da cirurgia da mão, introduzindo no CHUCB o que de melhor se faz a nível mundial e apostar especialmente na realização desta técnica com o método WALANT (Wide Awake Local Anesthetic No Tourniquet procedure), ou seja, com anestesia local por forma a conseguir dar uma resposta mais célere às necessidades dos seus doentes.

Nesta primeira artroscopia com recurso ao NanoScope, Cláudia Santos contou com a participação especial de Filipa Santos Silva, ortopedista coordenadora da unidade de punho e mão do Hospital CUF Descobertas, e com o ortopedista do CHUCB, Eduardo Salgado.

O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights