JPP critica corte de 104,8ME no Orçamento da Madeira para 2022 na área da saúde

10 de Dezembro 2021

O grupo parlamentar do JPP na Assembleia da Madeira criticou esta sexta-feira o corte de 104,8 milhões de euros (ME) na área da saúde determinado no Orçamento Regional para 2022, em comparação com o montante afeto este ano.

“Na saúde, há um corte como nunca antes verificado, com menos 104,8 milhões, ou seja, menos 23,88% do que em 2021”, afirmou o líder parlamentar, Élvio Sousa, numa conferência de imprensa, no Funchal.

As propostas de Orçamento Regional (2.125 ME) e Plano de Investimentos (764ME) para 2022 vão ser discutidas na próxima semana, na Assembleia Legislativa Regional.

No entender de Élvio Sousa, “o sistema não consegue responder às necessidades da população, com 118 mil atos médicos por realizar e um agravamento considerável para a capacidade de resposta, em tempo útil”.

“Num ano em que as listas de espera atingem números nunca antes vistos, o Governo PSD/CDS reforçará o Programa de Recuperação de Cirurgias (PRC) com apenas 1 milhão de euros”, argumentou.

Para o deputado do JPP, “há uma forma de ludibriar os madeirenses”, porque o Orçamento Regional para 2022 agrega o PRC ao Programa Especial de Acesso a Cuidados de Saúde (PEACS), o que indica “uma redução nesta rubrica em mais de 300 mil euros comparativamente a 2021”.

Por isso, sublinhou que a área da saúde “não surge como uma prioridade” neste Orçamento, num ano em que, de acordo com os dados oficiais, existem “117.691 mil atos médicos por realizar, 19.994 mil cirurgias em lista de espera, 44.684 consultas em espera e 53.213 mil exames por realizar”.

“E reforçamos apenas um milhão na recuperação das listas de espera para cirurgia”, salientou, adiantando que o Governo Regional “prefere gastar 21 ME em nomeações políticas e mais 22 ME para as Sociedades de Desenvolvimento, em vez de investir na qualidade de vida das pessoas e trazer esperança aos milhares de utentes que esperam anos e anos para ver o seu problema médico resolvido”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights