11/12/2021 | Covid 19, Lusa, Mundo, Notícias, Vacinas

Indonésia vacina crianças entre 6 e 11 anos a partir de 24 de dezembro

A Indonésia vai começar a vacinar crianças entre os 6 e os 11 anos contra a Covid-19 a partir de 24 de dezembro com a vacina de produção chinesa Sinovac, anunciaram este sábado as autoridades indonésias.

“A partir de 24 de dezembro, daremos prioridade à vacinação das crianças. Temos entre 58 e 60 milhões de doses disponíveis”, afirmou o vice-ministro da Saúde aos órgãos de comunicação social locais.

Segundo a agência de notícias espanhola Efe, a Agência Nacional de Controlo de Alimentos e Medicamentos da Indonésia autorizou, em 02 de novembro, o uso da vacina chinesa Sinovac em crianças maiores de 5 anos, enquanto avaliava a vacina Sinopharm, também produzida pela China.

A vacinação das crianças entre os 6 e os 11 anos vai ter início nas ilhas de Java (a mais populosa do país) e de Bali, muito procurada por turistas, e consideradas prioritárias, acrescentou o porta-voz do Ministério da Saúde.

Segundo uma diretiva do Ministério do Interior, as autoridades locais podem começar a vacinar as crianças maiores de 5 anos desde que tenham atingido a meta de, pelo menos, 70% da primeira dose para a população em geral, e 60% da primeira dose para os idosos.

A Indonésia regista uma taxa de vacinação completa de 37%.

Com uma população de 270 milhões de habitantes e um território de mais de 17 mil ilhas (6 mil delas habitadas), o grande desafio é chegar a todo o país.

A campanha de vacinação de reforço está prevista começar em 01 de janeiro de 2022.

O arquipélago viveu em julho deste ano o seu pior surto de Covid-19 e transformou-se num dos epicentros mundiais da pandemia, com mais de 2 mil mortes e 40 mil contágios diários, mas a situação estabilizou nos 200 casos diários.

Indonésia, o país mais afetado pela pandemia no sudeste asiático, já registou mais de 4,2 milhões de contágios e cerca de 144 mil mortes devido à Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This