OMS defende que investimento em prevenção pode evitar milhões de mortes

13 de Dezembro 2021

Um investimento de um dólar em prevenção de doenças por cada habitante dos países em desenvolvimento poderia evitar sete milhões de mortes esta década, considerou esta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num relatório sobre doenças não transmissíveis, como o cancro ou a diabetes, que causam 70% das mortes em todo o mundo, salientam que o seu impacto é mais acentuado em países de baixos rendimentos.

Nesses países, provocam cerca de 85% das mortes prematuras em pessoas com idades entre os 30 e os 69 anos e uma carga sobre o setor da saúde, a sociedade e a economia que pode ser aliviado com um investimento de um dólar na prevenção e tratamento por pessoa.

A OMS propõe um programa de intervenção contra as doenças não transmissíveis em que “cada dólar investido poderá gerar um retorno até sete vezes superior, uma soma que poderá atingir 230 milhões em 2030”.

No programa preveem-se ainda medidas para restringir a comercialização e venda de produtos nocivos, campanhas de informação, vacinação e educação e o aumento de impostos que revertem para a saúde.

O diretor geral da organização, Tedrod Ghebreuyesus, defendeu que com investimentos estratégicos adequados, os países mais afetados por estas doenças poderão obter grandes benefícios sanitários e económicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights