14/12/2021 | Covid 19, Nacional, Notícias

Região Norte com estrutura de retaguarda pronta a funcionar

Instalações do Seminário do Bom Pastor, em Valongo, ficam aptas a receber a partir de quinta-feira, “caso seja necessário”, uma estrutura de retaguarda Covid-19, disse esta terça-feira o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.

A estrutura visa acolher infetados da região Norte que já possam fazer a recuperação fora dos hospitais, mas a que faltem condições para tal nas suas residências habituais, tendo uma capacidade de acolhimento de 40 utentes.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins precisou que “toda a estrutura foi montada para reabrir já amanhã [quarta-feira], caso seja necessário, face ao crescendo de casos de Covid-19, mas os meios humanos necessários só serão para ali deslocados se e quando for preciso.

“Esperemos que não seja, mas, se for, está pronto”, acrescentou o também presidente da Câmara de Gondomar.

Marco Martins recordou que o Seminário do Bom Pastor, propriedade da Diocese Católica do Porto, já recebeu anteriormente outra estrutura de retaguarda Covid-19, “a primeira a nível nacional a ser activada”.

Por ela e por duas outras similares na região Norte passaram cerca de 300 centenas de pacientes.

O Norte é hoje a segunda região do país com mais novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas (1.148), só ultrapassado por Lisboa e Vale do Tejo (1.159), segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No todo nacional, registam-se hoje mais 14 mortes associadas à Covid-19, mais 3.591 infeções com o coronavírus que provoca a doença e uma diminuição nos internamentos.

O boletim epidemiológico diário da DGS contabiliza 953 pessoas internadas por infeção com o coronavírus SARS-Cov-2, menos 41 do que na segunda-feira, das quais 142 estão em unidades de cuidados intensivos (menos duas).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This