República Democrática do Congo declara o fim do 13.º surto

16 de Dezembro 2021

A República Democrática do Congo (RDCongo) declarou esta quinta-feira o fim do 13º surto de Ébola no país, anunciado a 08 de outubro e que causou seis mortes na província do nordeste do Kivu do Norte.

O surto terminou 42 dias após o último doente positivo ter testado pela primeira vez os resultados negativos e não ter aparecido nenhum novo caso positivo desde então, de acordo com a direção regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) em África.

Neste surto agora dado como terminado, foram registados 11 casos (oito confirmados e três prováveis), e seis mortes na província do Kivu Norte, na mesma área que o surto de 2018, que durou dois anos.

Através de uma declaração, a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, salientou que, durante este surto, o país aplicou “lições cruciais” aprendidas em emergências anteriores.

“Durante este surto, a RDCongo foi capaz de limitar a propagação da doença e salvar vidas. As principais lições estão a ser aprendidas e aplicadas com a experiência adquirida com cada surto”, adiantou.

Segundo a OMS, mais de 1.800 pessoas foram vacinadas numa campanha que foi lançada apenas cinco dias após o primeiro caso ter sido detetado.

O surto foi a oportunidade para, pela primeira vez, ser utilizada no país a vacina contra o Ébola “Ervebo”, recentemente aprovada.

“Uma vigilância mais forte da doença, o envolvimento da comunidade, a vacinação orientada e uma resposta rápida estão a tornar o controlo do Ébola mais eficaz na região”, acresxentou Moeti,

Esta resposta rápida incluiu medidas chave de controlo de surtos, tais como o rastreio de contactos, vigilância de doenças, bem como esforços de colaboração com a comunidade em Beni, a cidade onde o primeiro caso foi detetado.

Por seu lado, a OMS ajudou o país destacando peritos e equipamento e contribuindo com financiamento para ajudar a conter a epidemia.

No entanto, a situação de segurança imprevisível, e por vezes volátil, em partes de Beni tem dificultado a resposta em algumas localidades.

O pessoal de saúde e outros trabalhadores da linha da frente não puderam aceder a áreas não seguras para monitorizar casos de contacto de alto risco e administrar as vacinas.

A prevenção da exploração e do abuso sexual foi um pilar fundamental nesta resposta, tendo sido destacado um perito para formar o pessoal e parceiros da OMS na prevenção de comportamentos impróprios e abusivos.

Todas as pessoas que trabalham no terreno receberam formação e cada agência parceira assinou um código de conduta. Os formadores falaram diretamente aos membros das comunidades nas quais as autoridades de saúde estavam a trabalhar para aumentar a sensibilização para a exploração e abuso sexual e para a forma de o denunciar em segurança. Os anúncios na rádio e folhetos nas línguas locais também ajudaram a difundir as mensagens.

Com o surto declarado como terminado, as autoridades sanitárias estão a manter os esforços de vigilância e estão prontas a responder rapidamente a quaisquer novos surtos potenciais, referiu a OMS em África.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights