Campanha solidária nas farmácias ajuda pessoas carenciadas a aceder aos medicamentos

20 de Dezembro 2021

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arrancou há uma semana nas farmácias aderentes.

A iniciativa, que termina amanhã, convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas na farmácia ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado pela ação será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para pessoas carenciadas abrangidas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

“Os medicamentos são um bem essencial. Permitem-nos fazer face a diversos problemas de saúde e contribuem para uma maior qualidade de vida. O não acesso à medicação põe em causa a saúde das pessoas, situação que pode tornar-se mais grave quando se trata de crianças e doentes crónicos. Esta realidade impulsiona-nos a agir, pois não conseguimos aceitar o facto de existirem famílias que não tomam os medicamentos que lhes são indispensáveis por carência económica”, disse Maria de Belém Roseira, associada fundadora do Programa abem: da Associação Dignitude.

E acrescenta: “Esta iniciativa existe para colmatar este problema e, por isso, neste Natal, apelamos ao espírito altruísta e solidário dos portugueses, de forma a ajudarmos quem não consegue pagar a medicação prescrita pelo seu médico para tratar ou curar as doenças de que padece”.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento permite o acesso a medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Os beneficiários são referenciados por entidades parceiras locais, como câmaras municipais, juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e misericórdias.

A nível nacional, o programa já apoiou 24.777 beneficiários de 13.985 famílias, dos quais 13% são crianças. Já foram dispensadas, ao abrigo do abem:, desde maio de 2016, 1.319.165 embalagens de medicamentos.

É também possível apoiar esta iniciativa através da aplicação MBWAY (932 440 068) ou de transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

A Associação Dignitude, promotora do Programa abem:, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de fundos da União Europeia.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights