Startup portuguesa vence prémio internacional na luta contra o cancro com o “oncologista virtual”

20 de Dezembro 2021

A startup portuguesa Dioscope, que criou uma plataforma para a formação médica e criação de sistemas de apoio à decisão clínica em hospitais, venceu a competição internacional "Building Bridges, Beating Cancer", organizada pela farmacêutica Novartis e pelo grupo nórdico Scanbalt.

O “Building Bridges, Beating Cancer” é uma competição internacional de empreendedorismo que procura soluções inovadoras no âmbito da saúde digital para eliminar as diferenças e desigualdades no acesso ao tratamento do cancro na Europa.

A Dioscope arrecadou o prémio de “Top Project”, para a melhor iniciativa que está a quebrar barreiras no acesso às terapias oncológicas, e venceu o desafio de empreendedorismo “Hackathon”, que decorreu entre os dias 22 e 26 de novembro.

O “Top Project” vencedor da Dioscope é o “oncologista virtual”, criado para combater a falta de médicos especialistas em cancro que se faz sentir a nível global. O “oncologista virtual” é uma solução inovadora que presta ajuda aos médicos de família em tempo real, melhorando o diagnóstico e tratamento precoce dos doentes com cancro.

Fundada em 2018 pelo médico Tomás Pessoa e Costa, a Dioscope é uma startup de formação médica e criação de sistemas. No ano passado, foi a primeira empresa portuguesa a vencer os “WSA European Young Innovators”.

“Os sistemas de apoio à decisão clínica são uma forma de melhorar a eficácia dos serviços hospitalares, previnem o erro médico e melhoram a articulação entre as várias especialidades”, explicou a empresa. No entanto, o custo e a adaptação dos sistemas para cada hospital “são limitações para uma implementação generalizada. Com a criação de uma plataforma de criação de sistemas de decisão customizável, a Dioscope conseguiu eliminar o esforço de desenvolvimento de um sistema próprio para cada hospital, mantendo a autonomia das equipas médicas na gestão e adaptação de cada algoritmo de decisão”, lê-se no comunicado de imprensa.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This