2022 será o ano do Orientador de Formação em Medicina Interna

21 de Dezembro 2021

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), através do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI), vai dedicar o ano de 2022 à promoção do Orientador de Formação em Medicina Interna.

Esta iniciativa pretende valorizar a função de Orientador de Formação em Medicina Interna (OFMI), capacitar para a atividade formativa e disponibilizar espaços para a formação e desenvolvimento profissional do OFMI.

“Queremos que o AOFMI seja um movimento que envolva toda a Medicina Interna portuguesa, sendo fundamental a articulação com estrutura da SPMI e restantes Núcleos de Estudo, e ainda com o Colégio de Especialidade de Medicina Interna”, referiu Nuno Bernardino Vieira, coordenador do NEForMI.

A SPMI quer ainda identificar os Orientadores de Formação em Medicina Interna e criar uma rede que facilite o contacto entre a estrutura da SPMI e todos os Orientadores de Formação. Até final de 2022, “queremos que em cada serviço de medicina interna do país onde exista formação de IFEs de Medicina Interna seja identificado um OFMI que funcione como elo-de-ligação”, revelou Nuno Bernardino Vieira.

O ano do Orientador de Formação tem diversas iniciativas previstas, entre as quais se destaca a Escola de Formadores em Medicina Interna, que terá a sua primeira edição entre 27 e 29 de maio de 2022, e a elaboração de um Guia de Apoio à Formação em Medicina Interna.

Em Lisboa, no dia 4 de fevereiro, e no Porto, a 21 de outubro, terá lugar o Curso de Orientadores de Formação, que passará a ter um modelo diferente, com parte da formação em e-learning, introdução de novos módulos e Gestão de stress e Conflitos em modelo b-learning.

Nos dias 3 de fevereiro, 27 de abril, 6 de julho e 21 de setembro de 2022, haverá webinars de formação para os OFMI, em horário pós-laboral.

Para Carla Araújo, do NEForMI e responsável pela dinamização do AOFMI, a “Tarde do Orientador de Formação”, no 28.º Congresso Nacional de Medicina Interna, em outubro de 2022, “será uma oportunidade para reunir os OFMI de forma presencial”, em Vilamoura, “criando aqui um espaço de reflexão sobre o papel do Orientador de Formação”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights