Biden vai mobilizar pessoal médico militar para apoiar hospitais

21 de Dezembro 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar esta terça-feira novas medidas de combate à pandemia de Covid-19, como a mobilização de pessoal médico militar para apoiar hospitais e a compra de 500 milhões de testes.

Segundo uma fonte da Casa Branca, Biden deverá ainda anunciar medidas de maior apoio aos hospitais, o aumento da disponibilidade de testes gratuitos e a ampliação dos espaços para vacinação, na sua estratégia para conter a disseminação do novo coronavírus durante o inverno.

Para ter mais profissionais nos hospitais, Biden instruiu o secretário de Defesa, Lloyd Austin, a colocar de prontidão cerca de 1.000 militares – entre médicos, enfermeiros e paramédicos – que serão destacados, se necessário, durante os meses de janeiro e fevereiro.

O pessoal médico federal também estará imediatamente disponível para apoiar os governos estaduais.

O Presidente norte-americano ordenará ainda à Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) para designar pessoal para um centro nacional de coordenação de resposta e pedirá que equipas de especialistas dessa entidade avaliem as necessidades hospitalares dos estados e territórios.

As ações incluem garantir o fornecimento de milhares de máscaras individuais de proteção e mais de 100 mil ventiladores.

Biden vai também anunciar medidas para aumentar o acesso a testes gratuitos, providenciando a instalação de novos espaços de testagem geridos pelo Governo federal.

Outra medida que fortalecerá a capacidade de diagnóstico da doença de Covid-19 será a compra pelo Governo de cerca de 500 milhões de testes rápidos para serem realizados em casa, que começarão a ser distribuídos em janeiro.

Segundo dados divulgados na segunda-feira pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), a Ómicron já é a variante dominante do coronavírus nos Estados Unidos, sendo responsável por 73% das novas infeções na semana passada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights