EUA anunciam reforço de 580 milhões de dólares em ajuda internacional

21 de Dezembro 2021

Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira que vão dar 580 milhões de dólares (cerca de 510 milhões de euros) em ajuda adicional a organizações internacionais para lutar contra a Covid-19, perante a disseminação da variante Ómicron.

“A rápida disseminação da variante Ómicron reforça a necessidade de continuar a acelerar os nossos esforços para acabar com esta pandemia, porque nenhum de nós estará protegido até que estejamos todos protegidos”, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

O chefe da diplomacia dos EUA esclareceu que vai organizar ainda hoje uma reunião com os seus homólogos de outros países, para coordenar a resposta internacional ao aparecimento da nova variante do coronavírus, a Ómicron, que já se tornou dominante em várias regiões.

“Peço aos meus homólogos que mantenham e fortaleçam os seus compromissos na luta contra a pandemia. Devemos agir juntos, devemos agir rapidamente”, acrescentou Blinken.

Os 580 milhões de dólares que os Estados Unidos vão doar destinam-se a sete agências multilaterais, elevando a ajuda norte-americana a 19,6 mil milhões de dólares (cerca de 17 mil milhões de euros), segundo dados do Departamento de Estado.

Antony Blinken referiu ainda o reforço de 330 milhões de vacinas que esta ajuda permitirá, constituindo uma “contribuição importante para que essas doses se transformem em vacinação efetiva, para fortalecer os meios de saúde pública, apoiar comunidades carentes e fornecer ajuda urgente que pode salvar vidas”.

O dinheiro adicional doado pelos EUA irá, em especial, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), que se tornou uma organização apreciada pelo Governo do Presidente Joe Biden, depois de o seu antecessor Donald Trump lhe ter retirado o apoio financeiro.

“Os Estados Unidos estão a tentar reanimar uma ação global coletiva, com o nosso exemplo e a nossa liderança. E é crucial que outros governos cumpram os seus compromissos”, insistiu Antony Blinken.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights