Enfermeiros de Luanda suspendem greve após promessas de melhorias laborais

22 de Dezembro 2021

Enfermeiros de Luanda retomam esta quarta-feira a atividade laboral, depois de cumprirem dois dias de greve para reivindicar melhores condições sociais e de trabalho, informou o Governo Provincial de Luanda.

Um comunicado do executivo refere que foi realizada na tarde de terça-feira uma assembleia dos membros do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem, na qual participou o Governo Provincial de Luanda, como convidado, acompanhado por representantes do Ministério das Finanças, do Ministério da Saúde e do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.

Na assembleia foi apresentada informação do ponto de situação do caderno reivindicativo e foram auscultados os representantes dos técnicos de enfermagem, tendo do encontro resultado a suspensão da greve a partir das 07:00 de hoje.

O comunicado salienta que foram fundamentos da suspensão da greve a necessidade premente de proteger a vida das populações que acorrem às unidades sanitárias em busca de assistência médica, sobretudo neste período da pandemia da Covid-19 e de chuvas, altura em que aumentam os casos de malária, doenças diarreicas agudas e outras.

As partes acordaram igualmente a integração de representantes do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda na Comissão Técnica de Avaliação das Reivindicações dos Profissionais de Saúde.

A greve foi igualmente suspensa depois de ter sido cadastrada a conta bancária do sindicato no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), com garantias da possibilidade de se processar os descontos da quota sindical a partir de janeiro de 2022.

Entre as garantias apresentadas estão também esforços para a segurança dos funcionários e de melhoria no fornecimento de medicamentos às unidades sanitárias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights