Durão Barroso alerta que Portugal está atrás da Europa na dose de reforço

23 de Dezembro 2021

O presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, alertou esta quinta-feira que Portugal está atrás da Europa na administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 e apelou às autoridades para que não haja “um relaxar do esforço”.

“Portugal, que conseguiu dos melhores resultados do mundo na vacinação com as duas primeiras doses, neste momento a verdade é que existe uma certa complacência. Fomos os melhores do mundo, mas a verdade é que não somos verdadeiramente os melhores do mundo no que diz respeito à terceira dose. Estamos atrás da maioria dos países do mundo e temos de recuperar isso”, disse José Manuel Durão Barroso.

Num debate sobre “Saúde e Inovação: As (Últimas) Lições de uma Pandemia” no âmbito do 8.º encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, em Cascais, o ex-primeiro-ministro português lembrou que “está mais do que demonstrado” que as vacinas evitam pelo menos os casos mais graves de Covid-19 e a morte, sublinhando que a esmagadora maioria das pessoas que morrem atualmente não estava vacinada.

Lembrou também que a nova variante Ómicron do SARS-CoV-2 não é tão mortífera como as anteriores, nomeadamente como a variante Delta, mas tem uma capacidade que a Delta não tinha de escapar à proteção que as vacinas oferecem quanto às infeções ou reinfecções, “razão pela qual ela está a crescer exponencialmente”.

“Tudo isto recomenda que as pessoas se vacinem e, se puderem tomar a terceira dose, devem tomá-la”, disse Durão Barroso, para quem “os detentores de cargos políticos devem ter a coragem de explicar às pessoas” os factos.

Em declarações à Lusa à margem do encontro, Durão Barroso felicitou “muito sinceramente” todos os que contribuíram para o sucesso da vacinação nas duas primeiras doses da vacina anti-Covid-19, mas lamentou que, em relação à terceira dose esteja atrás da média europeia.

“Eu acho que não devíamos neste momento relaxar nos nossos esforços”, disse o ex-primeiro-ministro, alertando que há países europeus que já estão a administrar doses de reforço a partir dos 18 anos, enquanto Portugal ainda está neste momento a vacinar pessoas com 63 anos ou mais.

Durão Barroso lembrou que as vacinas têm um tempo de eficácia limitado, pelo que a população estará tanto mais bem protegida quanto mais rapidamente tiver acesso à terceira dose.

“Apelo a que não houvesse um relaxar do esforço e que se conseguisse, como se conseguiu com brilhantismo em relação às duas primeiras doses, que se conseguisse o mesmo resultado em relação à dose de reforço”.

A ministra da Saúde rejeitou na quarta-feira que esteja a haver atrasos na administração da terceira dose, recordando que havia uma previsão de vacinar até ao Natal 1,4 milhões de pessoas e foram vacinadas mais um milhão (2,4 milhões).

“Recordo que o objetivo que tínhamos fixado até ao Natal era vacinar todos os que tinham mais de 65 anos e conseguimos fazê-lo exceto para aqueles que não procuraram o centro de vacinação e não tínhamos antecipado vacinar as pessoas que levaram a vacina da Janssen” e iniciar a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights