Médicos do Centro apelam a “cuidados redobrados” nesta época

23 de Dezembro 2021

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos apelou esta quinta-feira ao cumprimento das medidas de prevenção de contágio e transmissão de Covid-19, neste período festivo de Natal e Ano Novo.

Considerando o crescimento de infeções de Covid-19 em Portugal, e na zona Centro em particular, tendo em conta o “impacto inevitável daí decorrente sobre os hospitais e os centros de saúde”, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) apela para que as pessoas cumpram as medidas de prevenção ao contágio e transmissão da doença Covid-19, e ainda que estejam vacinadas aquando dos encontros sociais habituais neste período.

“Dependemos todos uns dos outros, é muito importante assumirmos esta atitude pedagógica para ajudar, coletivamente, a combater o vírus”, afirma o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, citado numa nota de imprensa deste organismo.

Na mesma nota, Carlos Cortes incentiva a que todos tenham “cuidados redobrados nesta fase sensível, em que pretendemos estar com a família em ambiente de partilha, em agrupamentos ou mesmo em locais comerciais de elevada concentração humana”.

“Temos de salvar vidas optando por comportamentos responsáveis”, alerta.

Carlos Cortes sublinha que a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está “dependente da responsabilidade e do civismo de todos” durante as festas de final de ano.

“Não queremos que possa repetir um cenário semelhante ao do ano passado. Para isso, todos têm de contribuir e terem os cuidados adequados”, apela.

Neste sentido, Carlos Cortes reforça as principais medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19, designadamente a utilização adequada de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento físico, a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar e a ventilação dos espaços.

Todos os cuidados são já conhecidos e colocados em prática nos centros de saúde e hospitais, realça.

O responsável da Ordem dos Médicos do Centro reforça ainda a necessidade de realizar previamente testes de diagnóstico SARS-CoV-2 quando estão em causa contactos sociais.

“As medidas preventivas de salvaguarda da nossa saúde são essenciais. Os nossos gestos e a responsabilidade de cada um ajudam-nos a salvar vidas”, conclui.

A pandemia de Covid-19 provocou em Portugal, 18.840 mortos e foram contabilizados 1.253.094 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights