Surto associado a discoteca de Coimbra provoca pelo menos 50 casos

23 de Dezembro 2021

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) afirmou esta quinta-feira que foram já identificados 50 casos de Covid-19 em jovens entre os 16 e os 18 anos, num surto associado a uma discoteca de Coimbra.

Os casos começaram a ser detetados na terça-feira pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Mondego, que identificou jovens infetados “que frequentaram o mesmo evento num espaço de diversão noturna do concelho de Coimbra”, disse a ARSC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“Dada a atividade em questão, de grande proximidade e em espaço fechado com intensa interação durante várias horas, os casos iniciais geraram casos secundários, alguns estendendo-se a outros concelhos do distrito de Coimbra”, acrescentou.

Segundo a ARSC, até ao momento, já foram identificados 50 casos, todos com “sintomatologia ligeira, sem necessidade de internamento”.

“Estão a ser tomadas todas as medidas de prevenção, nomeadamente a realização de testes para diagnóstico, isolamento dos casos e dos seus contactos de alto risco, com vista à interrupção das cadeias de transmissão”, frisou.

De acordo com a entidade, face às características do surto, que terá “grande transmissibilidade”, a investigação prossegue para “monitorização do evento”.

No final da nota, a ARSC apela “ao cumprimento das regras e procedimentos para prevenção da infeção por SARS-Cov-2, nomeadamente o distanciamento, a higienização das mãos, o uso de máscara e a realização de testes antes da participação em eventos e encontros familiares”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Português vence concurso internacional IDEASforEARS

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade André da Silva Freire. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria, empresa que organiza o IDEASforEARS.

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights